Por incrível que pareça, ouvir ou ler a frase “meus créditos sumiram” é bastante comum. Todos os dias há reclamações de pessoas que alegam ter feito uma recarga e o saldo simplesmente desaparecer sem que elas tenham gastado com uma ligação, pacote de internet, SMS ou serviços telefônicos.
Se você se encontra nessa situação onde seus créditos sumiram sem ter utilizado nenhum recurso da operadora de celular, este artigo vai te ajudar a resolver o seu problema, além de indicar 10 causas comuns, que fazem com que seus créditos desapareçam como um truque de mágica.
10 motivos comuns para que os créditos tenham sumido
São muitas as razões para que seus créditos acabem sumindo e desaparecendo da sua linha. No entanto, separamos alguns dos casos mais comuns enfrentados pelos brasileiros com suas operadoras (Claro, Vivo, Tim, Oi, entre outras). Se você deseja descobrir o motivo do seu saldo sumir, acredito que as informações abaixo vão ser de grande utilidade.
1. Contas atrasadas
Muita gente acaba esquecendo de pagar alguma fatura do plano móvel, e quando acaba de colocar o crédito, eles podem ter sido consumidos para quitar as dívidas que estão em atraso.
Não é uma situação tão corriqueira, mas se você percebe que está passando por isso, precisa de uma ajuda profissional, como um advogado para averiguar se a ação da sua operadora é legal ou está ferindo seus direitos de consumidor.
2. Planos pré-pagos assinados
Muitas operadoras oferecem créditos pré-pagos com o objetivo de proporcionar um maior custo-benefício para seus clientes. Para exemplificar essa situação, podemos supor um pacote de internet diário de 100 MB que custe R$ 2,00, e a operadora oferece uma assinatura de pré-pago que custe R$ 10,00 pela mesma quantidade de megabytes diários, só que durante 7 dias. Nesse caso, a assinatura do pré-pago semanal economizaria R$ 4,00 por semana.
No entanto, o que costuma acontecer é que, quando alguém tem essa promoção do pré-pago ativado, quando o cliente colocar o crédito, automaticamente o saldo é descontado para pagar o seu pacote semanal que foi contratado. Dessa forma, você não teria como utilizar os créditos antes, pois a primeira coisa que iria ocorrer é a sua utilização para pagar o pré-pago assinado.
3. Mudança de operadora ou de plano de serviço
A mudança de operadora é um processo bem comum entre os brasileiros e está sendo cada vez mais simplificados. Hoje em dia, muita gente acaba se frustando com a operadora escolhida e acaba migrando para outra sem ter que perder o número, continuando com o mesmo.
Nesse processo de transição, pode ocorrer algum erro dos seus créditos, fazendo que eles sumam. Neste caso, é interessante alertar o problema tanto para operadora antiga quanto para a nova. Dessa forma, evitará futuros problemas e conseguirá recuperar seus créditos sem grandes problemas.
4. Uso de serviços que consomem créditos
Muitos serviços disponibilizados pelas operadores de telefone são pagos e os clientes não sabem, isso faz com que eles acabem tendo seus créditos consumidos sem mesmo saber o motivo.
Alguns dos serviços comuns que acabam “comendo o crédito” do seu celular são os jogos, os streaming de música, os aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros. É muito comum que essas pessoas deixem os dados móveis ligados e não percebem que estão ativos consumindo o crédito todo ou apenas uma parte.
5. Serviços internacionais que exigem tarifas adicionais
Alguns serviços internacionais das operadoras possuem uma política de preços diferentes da nacional. O normal de se ver é que elas cobrem tarifas adicionais para fornecer ligações para outros países, bem como demais serviços. Se você viajou para fora ou entrou em contato com um conhecido por meio de uma operação internacional na sua operadora, pode ter sido essa a causa.
6. Cobrança por serviços que não foram solicitados
Quem nunca viu aparecer na tela do celular uma propaganda de serviço da operadora do nada, sem ao menos pedir algo? É essa uma das principais causas dos créditos sumirem sem explicação, pois elas aparecem na tela do aparelho, as pessoas clicam sem saber e acabam assinando algo que nem sequer foi solicitado propositalmente.
Nesses casos, as operadoras costumam ser bem flexíveis, pois elas sabem que situações como essas são bem passíveis de ocorrer. Se você entrar em contato com a operadora e explicar a situação, é muitos provável que ela facilmente devolva o seu dinheiro e cancelem a assinatura, se for seu desejo.
7. Seu crédito expiraram
Muita gente não sabe, mas os créditos que você coloca na operadora do seu chip possuem data de validade. Eles expiram de acordo com a quantidade de dias estipulada pela empresa. No entanto, não precisa se desesperar, eles são liberados quando você faz uma nova recarga.
Se você sabe que tem um crédito ainda de saldo, mas quando foi fazer a ligação informaram que você está sem saldo, é bem provável que seus créditos expiraram. Quando você fizer uma nova recarga, eles são liberados e iram acumular junto ao valor da nova recarga.
Por exemplo, se você tem 10 reais de crédito expirado ou bloqueado por inatividade, e se você recarrega 20 reais, seu novo saldo vai ser R$ 30,00 e você poderá utilizá-lo normalmente.
8. Seu número foi cancelado
Sim, o seu número de telefone pode ser cancelado pela operadora, principalmente quando há muito tempo que você não faz uma recarga na linha. Quando isso acontece, você não consegue fazer ligações, nem enviar SMS e nem utilizar a internet dos dados móveis. Aí acaba pensando que seus créditos sumiram, mas foi sua linha inteira.
Além disso, este mesmo número pode ser comprado por outra pessoa no futuro. Isso acaba sendo um grande problema, pois seus amigos, familiares e até a empresa do seu trabalho pode tentar entrar em contato com você e outra pessoa utilizar seu nomes. O novo dono do seu número também poderá criar um WhatsApp.
9. Tarifas de roaming
Tarifas de roaming são as taxas cobradas por operadoras de telefonia para permitir que seus clientes façam ligações ou usem os serviços de dados em outros países. Estas tarifas cobrem o custo da conexão de rede de dados entre os diferentes operadores de telefonia.
Ou seja, quando você viajou para um lugar diferente e nele não funciona corretamente a sua operadora, você pode ter utilizado os serviços de roaming para conseguir acessar a internet e nem percebeu, esta é um tipo de tarifa que costuma ficar oculta para os clientes. Há como desabilitar e habilitar esta funcionalidade no seu celular.
10. Problemas técnicos ou de rede
É um fato, uma hora sua operadora, por mais boa que seja, pode acabar sofrendo problemas e isso interferir em alguns dados sobre linhas ativas, fazendo com que seus créditos sumam sem nenhuma explicação. Operadoras são passíveis de erro, assim como qualquer coisa. Ao enfrentar este tipo de problema, entre em contato com a equipe de suporte e explique a situação.
Meus créditos sumiram, como resolver o problema?
Se os seus créditos de operadora desaparecerem, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a operadora. O atendimento ao cliente da operadora pode ajudá-lo a entender o motivo pelo qual seus créditos desapareceram e ajudá-lo a recarregá-los.
Se o problema não for resolvido pelo atendimento ao cliente, é importante tentar fazer uma reclamação direta ou por meio intermediadores, como o Reclame Aqui, para que eles possam investigar o problema e ajudar a resolvê-lo.