Cartão recusado: conheça as 5 principais causas do problema

Descubra as principais razões pelas quais os cartões são recusados durante transações financeiras.

Escrito por Redação
7 min de leitura
Cartão de crédito inserido na maquininha (Imagem: Pixabay)

Você já passou pela situação de ter o seu cartão recusado na hora de fazer uma compra? Se sim, sabe como isso pode ser constrangedor e frustrante. Mas por que isso acontece? Quais são as principais causas do problema? E o que fazer para evitar que isso se repita?

Neste artigo, vamos explicar os motivos mais comuns que levam à recusa do cartão e dar algumas dicas para você resolver a situação e não ficar na mão. Confira!

Motivos para o cartão ser recusado

Existem diversas razões que podem fazer com que o seu cartão seja recusado na hora de pagar uma conta. No entanto, existem algumas causas principais disso acontecer, e trouxemos elas aqui para poder te explicar melhor o que cada uma delas significam.

Os principais motivos para o cartão ser recusado na hora da compra são:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Limite estourado: se você gastou mais do que o limite disponível no seu cartão, ele será bloqueado até que você pague a fatura ou solicite um aumento de limite.
  • Cartão vencido: caso o seu cartão esteja com a data de validade expirada, ele não será aceito em nenhuma transação. Nesse caso, você deve solicitar um novo cartão ao seu banco ou operadora.
  • Cartão bloqueado: perdeu o seu cartão ou teve ele roubado? então você deve bloqueá-lo imediatamente para evitar fraudes. Porém, se você esqueceu de desbloqueá-lo após recuperá-lo, ele será recusado nas compras.
  • Erro na digitação da senha: digitou a senha errada três vezes seguidas? nesse caso, o seu cartão será bloqueado por segurança. Você deve entrar em contato com o seu banco ou operadora para desbloqueá-lo ou solicitar uma nova senha.
  • Falha na comunicação: se houver algum problema na rede ou no sistema do estabelecimento onde você está tentando fazer a compra, o seu cartão pode ser recusado por falta de comunicação com a operadora. Nessa situação, você pode tentar passar o cartão novamente ou usar outro meio de pagamento.

Se o seu cartão for recusado na hora da compra e aparecer algum desses códigos abaixo, confira o que significa cada um deles:

Código de erro do cartãoDescrição
01Transação não autorizada pela operadora por questão de segurança
03Perfil de consumo do cartão não permite o parcelamento informado
05Limite do cartão insuficiente ou transação suspeita
07Limite do cartão ultrapassado
08Código de segurança do cartão digitado incorretamente
09Transação não suportada no terminal
10Número de parcelas maior do que o permitido pela loja
12Cartão com avaria no chip ou na tarja magnética
13Valor das parcelas ou da compra digitado incorretamente
41Limite do cartão estourado ou transação suspeita
43Cartão roubado
51Saldo insuficiente ou limite insuficiente
54Data de vencimento do cartão digitada incorretamente ou cartão vencido
57Bandeira do cartão diferente da aceita pela maquininha
78Cartão bloqueado por uso incorreto da senha, suspeita de fraude ou não desbloqueio pelo usuário
96Falha da maquininha na transmissão da informação da compra
99Sistema do banco fora do ar
Tabela dos códigos de erros do cartão de crédito

Atenção

A tabela que disponibilizamos aqui consta apenas os principais erros que aparecem na maquininha ao tentarmos realizar uma compra utilizando cartão, mas existem outros erros que não foram informados aqui por serem menos comuns.

Como evitar que o cartão seja recusado

Para evitar passar pelo transtorno de ter o seu cartão recusado, é importante tomar alguns cuidados, como:

  • Controlar os seus gastos e não ultrapassar o limite do seu cartão. Você pode consultar o seu saldo e o seu extrato pelo aplicativo ou pelo site do seu banco ou operadora.
  • Ficar atento à data de vencimento do seu cartão e solicitar um novo antes que ele expire. Geralmente, o novo cartão chega com antecedência pelo correio, mas se isso não acontecer, você deve entrar em contato com o seu banco ou operadora.
  • Guardar o seu cartão em um lugar seguro e não emprestá-lo para ninguém. Se você perder o seu cartão ou tiver ele roubado, bloqueie-o imediatamente pelo aplicativo, pelo site ou pelo telefone do seu banco ou operadora.
  • Memorizar a sua senha e não anotá-la em nenhum lugar. Se você esquecer a sua senha ou quiser alterá-la, faça isso pelo aplicativo, pelo site ou pelo caixa eletrônico do seu banco ou operadora.
  • Verificar se o estabelecimento onde você vai fazer a compra aceita o seu tipo de cartão (crédito, débito ou pré-pago) e se há sinal de internet ou telefone no local.

Conclusão

Ter o cartão recusado é uma situação desagradável que pode acontecer com qualquer um. Por isso, é importante conhecer as principais causas do problema e saber como evitá-las. Assim, você pode usar o seu cartão com tranquilidade e segurança.

Algumas das principais causas de cartão de crédito recusado são: limite estourado, cartão vencido, erro na digitação da senha, cartão bloqueado e falha na comunicação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para descobrir qual desses itens estão causando o problema de cartão negado, é importante verificar o código de erro que está sendo exibido na maquininha na hora da compra e pesquisar o seu significado através da tabela que disponibilizamos neste artigo.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário