Como vender no Instagram: dicas para iniciantes!

Escrito por Redação
27 min de leitura
Instagram (Imagem: Pixabay)

Se você quer aprender a como vender no Instagram, e utilizar as redes sociais ao seu favor como sua principal fonte de renda, preste atenção. 

Pois, neste artigo vou mostrar para você o que deve ser feito para você como ganhar dinheiro com vendas no Instagram, mesmo sendo iniciante ou nem conhecendo a plataforma.

Assim, basta que você leia com atenção cada tópico, aprendendo o que é a plataforma e como usar cada função disponível para escalar suas vendas.

Portanto, antes de começarmos nossos conteúdos, compartilhe com seus amigos que ainda não sabem como vender instagram passo a passo.

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O que é o Instagram?

O Instagram é uma rede social muito acessada e que nos dias atuais, possui uma base com milhares de usuários ativos todos os meses. 

Isto é, pessoas conectadas umas às outras que acompanham o que está acontecendo de novo na vida de seus amigos, familiares e dos famosos que acompanha.

Assim, esta rede social funciona de uma maneira bem singular e que foi umas das formas que mais atraiu seguidores e usuários frequentes. 

Estamos falando das opções de compartilhar suas informações, que são através de vídeos com 24h de duração, Publicações de Imagens e Criação de vídeos curtos.

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O que sem dúvida foi uma das formas que destacaram a empresa dos seus demais competidores, que não conseguiram se destacar como o Instagram. 

Uma vez que empresas como Snapchat, quase faliram e perderam espaço para esta gigante conhecida como Instagram.

Quando surgiu o Instagram?

Antes que avancemos para área de como vender no Instagram dicas práticas e outras informações importantes para usar a rede social ao máximo. 

É importante conhecer um pouco da origem do Instagram, afinal, entendendo como a empresa surgiu, podemos nos preparar para o que virá de novo. 

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Visto que a empresa vem se modificando e mudando a maneira de interação dos seus usuários anualmente, com as alterações de suas ferramentas. 

Assim, o Instagram surgiu no ano de 2010 como uma plataforma única para postagem de suas fotos, não tendo funções para compartilhamento de vídeos. 

No entanto, conforme o mercado crescia e o interesse do público mudava, o Insta teve que se adaptar para acompanhar as mudanças. 

Dessa maneira, foi nos anos de 2013 e 2016 que a empresa sob a direção de Mark Zuckerberg desenvolveu as funções que ficaria conhecida, os vídeos curtos e os Stories.

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Por consequência, a empresa nunca mais parou de crescer e é uma das maiores redes sociais do mundo.

Tem como ganhar dinheiro no Instagram?

Sim! Tem como vender bem no Instagram e além disso, você tem como aumentar as vendas no Instagram do seu negócio físico ou produto virtual. 

Ou seja, não importa qual tipo de produto ou negócio você possui, com uma boa direção você tem como alavancar as vendas no Instagram e criar uma renda consistente com a rede.

E acredite, milhares de pessoas já são capazes de viver e faturar milhares de reais somente usando a rede social da forma correta. De qualquer forma, vale ressaltar que fazer um curso de instagram pode ser interessante, para aprender estratégias ainda mais validadas sobre essa ferramenta.

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Um fenômeno internacional de pessoas ensinando como usar a internet para vender, se espalhou e uma grande massa de pessoas mudaram de vida seguindo estas dicas.

Sendo alguns muito complexos e outros disfuncionais e ineficazes, a maioria destes cursos acaba errando na base e não acompanham um crescimento gradual destas pessoas. 

Por isso, neste artigo quero auxiliar você a dar os seus primeiros passos na plataforma, auxiliando no seu crescimento e conhecimento sobre a rede social.

Por que vender no Instagram?

Primeiramente, vender no Instagram possui uma vantagem única, você possui um público ativo e que em sua maioria está na faixa de pessoas de 18-24 anos.

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Este público são pessoas que já são ativas financeiramente e possuem dinheiro para investir em produtos ou participar de treinamentos. 

Além disso, vale destacar que o Instagram está em 3° lugar das redes sociais mais acessadas no mundo todo, ou seja, as suas vendas e seu público estão dentro da rede.

Ou seja, isto demonstra que estar fora da rede social ou pior, estar fora da internet é apenas jogar dinheiro no lixo e atender um público muito menor. 

Por isso, se você tinha dúvidas se usaria ou não a plataforma, pense um pouco mais sobre e se vale a pena perder sua presença digital.

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Como criar um perfil no Instagram?

Se você decidiu que quer criar seu perfil e aprender como vender muito no Instagram, é preciso que você siga algumas coisas que você precisa entender sobre a plataforma.

Uma vez que ela apresenta pequenas informações que se você não preencher com cuidado e consciente do que está fazendo, será mais difícil de alcançar pessoas.

Por isso, separei este tópico em outras quatro partes para que você consiga criar sua conta e entender exatamente o que está fazendo. 

Afinal, não adianta de nada criar a sua conta na plataforma (com o objetivo de vender) e não conseguir vender nenhum produto de sua esteira.

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Portanto, vamos aprender como vender no instagram dicas para criar seu perfil.

O que é a Bio?

Após você criar seu nome de usuário e colocar o seu nome e o de sua empresa, o próximo passo é a criação da Bio do seu perfil que deve ser criado com muito cuidado. 

Apesar de ser dito como uma biografia sobre você, é neste detalhe que a maioria das pessoas erram e acabam tendo dificuldades. 

Já que a Bio, pelo contrário do que se pensa, não é uma seção para você descrever quem você é, mas, o que você tem a oferecer para o público.

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Nesta seção, as pessoas têm que ser capazes de entender tudo o que seu perfil é, e porquê devem seguir sua conta ao invés de outro concorrente. 

Assim, é aqui que você deve se destacar, mostrar que você não é mais do mesmo e que o seu público tem muito a ganhar acompanhando seu conteúdo. 

Por exemplo, imagine que você é um professor de inglês que precisa usar as redes sociais para vender seu curso ou suas aulas particulares. 

Ao invés de adicionar sua data de nascimento e outras informações genéricas, você poderia adicionar uma chamada para ação e informar quantas pessoas transformaram suas vidas após aprender inglês com você. 

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Acredite, o impacto será maior e você selecionará as pessoas quem realmente tem interesse no propósito da sua conta.

O que é Nicho?

Como falamos anteriormente no exemplo do professor de inglês, este nicho seria o de línguas e idiomas, mas, este é só um dos milhares que existem. 

Nicho é tudo aquilo que faz parte de um grupo seleto de pessoas que têm interesse em um formato de conteúdo e informações do ramo.

Ou seja, um dos segredos de como vender bem no instagram trata-se de saber escolher o seu nicho e produzir seu conteúdo apenas no que você escolher. 

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Voltando ao exemplo do professor de inglês, imagine que em um momento do dia ele simplesmente queira criar conteúdos de culinária. O que aconteceria? 

Seu perfil começaria aos poucos a perder audiência e começar a “flopar”, deixando de alcançar as pessoas que queriam aprender inglês. 

Ou seja, o processo de como crescer as vendas no instagram não tem haver somente em jogar tudo de forma organizada, mas, fazer sentido.

Quanto mais direto e simples o seu conteúdo for, será muito mais fácil de vender.

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Perfil Pessoal   

Assim, após você escolher qual será o segmento do seu conteúdo e como fazer a apresentação do seu perfil através da sua bio, agora é a hora de escolher como será seu perfil. 

Primeiramente, temos o perfil pessoal, uma das duas formas de criar seu perfil dentro do instagram, que é escolhida comumente pela maioria das pessoas.

É um perfil mais escolhido por pessoas que não tem a intenção de vender ou usar o seu perfil de forma comercial, mas, que querem acompanhar o que há de novo. 

Portanto, neste caso, não recomendo que você crie seu perfil nesta opção se quiser usar o instagram como forma de vender seus produtos. Para isso, utilize o perfil comercial!

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Perfil Comercial

O perfil comercial é a principal maneira de como vender muito no instagram, nele você ganha inúmeras opções de análises e acesso aos anúncios. 

Este perfil é o mais utilizado por influenciadores, lojas físicas, e-commerces e outros criadores de conteúdo. 

Uma vez que somente em alterar sua conta, você ganha opções de insights, para analisar sua conta, botões de ações para entrar em contato com novos clientes.

Assim, em minha opinião, não existe como vender mais no instagram se você não estiver usando esta opção de conta.

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Como Anunciar no Instagram?

Neste tópico, vamos falar sobre como crescer as vendas no instagram utilizando os anúncios disponíveis na plataforma, explicando como usar cada um deles. 

Isto é, estamos falando do que é conhecido como tráfego pago, uma forma de atrair pessoas para o seu negócio injetando dinheiro em seu perfil. 

Este método é o mais eficaz para quem precisa crescer e vender rapidamente seus produtos, mesmo tendo criado sua conta há pouco tempo.

Dentro do Instagram, você possui algumas formas de utilizar os anúncios, nós os dividimos em 3 seções para explicar um por um e o que cada um faz.

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Impulsionar Publicações

Para começar, o nosso primeiro método de como alavancar as vendas no Instagram é o de impulsionar suas publicações, ou seja, aumentar o seu alcance. 

Preste atenção, essa opção é uma forma de anunciar, mas, não é verdadeiramente um anúncio, uma vez que aparece como uma postagem comum. 

Em minha visão, essa opção é mais recomendada para pessoas que querem chamar mais atenção para o seu conteúdo e complementar o seu tráfego orgânico.

No entanto, se não utilizada corretamente, sairá como um gasto e não será uma forma eficiente de como ganhar dinheiro com vendas no Instagram.

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Portanto, faça uma análise da sua linha editorial e do que você está criando, escolha a publicação que você quer que se destaque e impulsione. 

Não faça isso com frequência e aleatoriedade, mas, de forma consciente e planejada!!

Anúncios com Gerenciador de Negócios

A próxima forma de anunciar e que realmente é um anúncio, ocorre através do Gerenciador de Negócios do Facebook.

“Como assim o Facebook?”

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O Facebook é uma plataforma que faz parte do grupo Meta, bem como o próprio Instagram, dessa forma os anúncios que hoje são usados no instagram, começaram no Facebook. 

A plataforma que você pode utilizar os serviços de anúncios para Facebook e Instagram, se chama Gerenciador de Negócios. 

Ao criar sua conta e logar dentro dela, você terá diversas opções de campanhas personalizadas, baseadas na sua estratégia e em quais tipos de pessoas você quer alcançar. 

Sendo uma opção com maior poder de engajamento do que o impulsionamento e a melhor maneira de aumentar as vendas no instagram. 

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Anúncios de Parceiros

A última forma de como vender mais no instagram é através dos anúncios de parceiros, um acordo entre dois criadores ou empresas para divulgar produtos. 

Desta forma, você não irá pagar para o Insta diretamente, mas, entrará em contato com pessoas com grandes públicos e que aceitem parcerias de anúncios. 

Assim, vocês terão que conversar e firmar um contrato entre as duas partes de como será a parceria e como vocês irão agir em conjunto.

Apesar de ser um pouco mais “arriscado”, essa é uma maneira de entrar em contato com milhões de pessoas e se tornar conhecido. 

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Como Vender no Instagram – Passo a Passo 

Agora que você já sabe como anunciar no seu instagram e aprendeu as principais formas de como vender muito no instagram, é importante que você escolha o que vender. 

Isto é, escolha quais serão os seus produtos e como você irá atuar dentro da internet, sendo a venda de produtos digitais (infoprodutos) ou produtos físicos (e-commerce).

Estas formas são totalmente diferentes uma da outra e possuem estratégias diferentes, bem como posicionamentos diferentes uma da outra. 

Já que cada produto tem objetivos diferentes e entrega diferente, explicarei adiante como funciona cada um e como você deve organizar seu perfil. 

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Infoprodutos

Estou considerando nesta lista, a área de mentorias em conjunto com os produtos digitais que são serviços oferecidos dentro da internet. 

Estes conteúdos normalmente são e-books, as próprias mentorias, cursos profissionalizantes e acesso a conteúdos privados e entregues digitalmente. 

Os infoprodutos são modelos de negócios que vem ganhando mais intensidade e que ainda estão em crescimento no Brasil. Visto que nessa área, dificilmente eles se tornarão “saturados”.

Já que a cada momento estão surgindo novos métodos e novas estratégias que atualizam os cursos antigos, mantendo esse público sempre ativo. 

Portanto, caso você decida entrar dentro do segmento de infoprodutos, pense em sempre desenvolver conteúdos gratuitos e períodos de lançamento do seu produto. 

Seu foco neste sentido é potencializar as suas vendas criando uma interação forte com o público!

E-commerce

A outra maneira de como vender bem no instagram é através de um e-commerce, uma loja virtual em que você irá atender clientes e vender seus produtos físicos. 

Basicamente, neste modelo de negócios você irá criar uma vitrine no seu perfil, mas, com a intenção clara de vender seus produtos que podem ser feita das 3 formas que abordamos. 

Dentre elas, as duas que mais estão ganhando destaque dentro deste modelo de negócios ocorre via parcerias com outros criadores e influencers. 

Uma vez que as lojas não tem facilidade de criar um conteúdo que será acompanhado diariamente pelos seus clientes e portanto, precisa de fontes de tráfego. 

Já no caso da segunda maneira, ocorre via tráfego pela própria plataforma, com anúncios em vídeos rápidos e bem produzidos.

Ou seja, nesta seção, você estará utilizando principalmente o tráfego pago, deixando de lado o tráfego orgânico.  

O que é o Tráfego Orgânico?

Se você ainda não entendeu o que é o tráfego orgânico e ficou sem entender todas as vezes que utilizei essa nomenclatura durante nossos conteúdos, vou explicar neste tópico. 

O tráfego orgânico é uma modalidade diferente de atrair pessoas que vai além de apenas injetar dinheiro dentro da sua conta e ficar aguardando vendas. 

É um modelo mais “barato”, pois não gasta exatamente nada para atrair pessoas para o seu perfil, o que é uma vantagem imensa para quem está começando. 

No entanto, possui alguns problemas, que para muitos é uma desvantagem muito intensa e que desanima muitas pessoas que estão iniciando. 

Esta estratégia envolve criar conteúdos constantemente, de forma organizada e sem deixar faltar em nenhum dia os seus conteúdos.

Pode parecer simples, mas, criar conteúdos estratégicos e elaborados que funcionem com o público leva tempo e muita dedicação, o que desanima a maioria das pessoas.

Mesmo gerando grandes resultados, a maioria das pessoas desanima e decide não continuar sua conta por não ter o comprometimento. 

Por isso, se você tem pouco dinheiro ou não tem nada para investir, vou ensinar dicas práticas para você usar ao máximo o tráfego orgânico. 

Como melhorar meus conteúdos?

Para você começar a ter resultados com o tráfego orgânico, você precisa ser criativo e produzir o máximo que conseguir todos os dias. 

No tráfego orgânico, ganha aquele que possuir maior consistência e evoluir o nível do conteúdo um pouco em cada novo vídeo ou postagem que produzir. 

Você tem que produzir todos os dias para ter resultados relevantes, uma vez que somente um dia deixando de lado a plataforma, possuem impactos negativos enormes. 

Por isso, se você está com medo de não conseguir entregar o máximo ou não sabe o que fazer para organizar seu conteúdo de forma estratégica. 

Neste tópico eu dividi as principais dicas e informações que você deve absorver e aplicar no seu perfil para que ele cresça com consistência. 

Lembrando que essa forma de gerar tráfego é direcionado para o segmento de infoprodutos, pois apresenta melhores resultados.

Inspire-se em criadores reconhecidos

A primeira maneira de você evoluir o seu conteúdo trata-se de usar o que os criadores já fazem.

Isto é, criadores que já possuem experiência dentro da plataforma e já entendem o que funciona e o que não funciona.

Assim, para botar essa dica em prática, você terá que fazer o seguinte: 

Escolha 10 criadores diferentes dentro do seu nicho e que produzam conteúdos diariamente em seus perfis.

Dessa forma, escolha os conteúdos com maiores visualizações e comentários e faça uma análise do que chamou atenção do público.

Após isso, você irá “replicar o conteúdo”, desenvolvendo vídeos parecidos para causar boas reações. 

Lembrando que o objetivo é replicar tudo até aprender e não criar cópias de tudo o que os outros criadores fazem. 

Ninguém gosta de plágio, mas, todo mundo gosta de ver novas maneiras de interpretar um mesmo tema.

Então, para resumir, crie novos conteúdos que envolvam o público e desperte emoções, no Instagram, humor e conteúdos informativos são o que mais funcionam.

Acompanhe as Trends 

Ainda na área de criatividade e criação, uma das formas de você conseguir gerar um tráfego consistente é através do uso de trends e áudios que estão em alta. 

Imagine que você está criando seu conteúdo, e ainda é muito novo na plataforma, o que isso significa?

A probabilidade de você crescer dentro da plataforma é muito pequena, e não acompanhar o que está fazendo sucesso complicará seu engajamento. 

Por isso, na hora de você criar seu conteúdo, priorize criar conteúdo usando a trend ou áudio em alta. 

Por exemplo, em 2022 a música Running Up That Hill da cantora Kate Bush se tornou um hit novamente devido uma cena única na série Stranger Things.

O que causou em milhares de contas que utilizaram a música em seus vídeos, um alto engajamento.

Faça Pesquisas  

O próximo passo para você criar um conteúdo de qualidade, trata-se de fazer pesquisas para montar um conteúdo de alta qualidade. 

Por exemplo, profissionais que dão dicas dentro de suas áreas ou produzem conteúdos informativos devem levar essa dica à risca. 

Como vimos no caso de Johnny Depp e Amber Heard, que ficaram famosos pela disputa jurídica em um processo de milhões de dólares. 

Profissionais que produzem conteúdo dentro da área do direito e psicologia aproveitaram o momento e realizaram pesquisas aprofundadas do caso. 

Assim, criando um conteúdo original e informativo a respeito do caso e ganhando publicidade por atribuir uma visão de especialista sobre o que estava acontecendo.

Dessa forma, este é um exemplo claro de como aproveitar de uma trend e usar informações aprofundadas para ganhar engajamento com tráfego orgânico.

Crie uma Identidade Visual

O próximo passo para crescer sua conta no Instagram de forma orgânica e começar a viralizar com sua conta, é definindo uma identidade visual para o seu perfil. 

Isto é, uma imagem característica que remete e lembra seus seguidores de você toda vez olharem a uma cor ou imagem. 

Esta tática auxilia com que as pessoas criem uma lembrança vívida do seu conteúdo e lembrem de você em momentos inesperados.

Por exemplo, as empresas de fast food, continuamente utilizam elementos vermelhos e amarelados nos seus lanches. 

O que a maioria das pessoas não sabem, é que o fato de utilizar estas cores, em momentos que o cliente está com fome, qualquer objeto que tenha as cores o fará lembrar do lanche da empresa.

Assim, imagine que você aplique no seu perfil do Instagram a mesma estratégia, seja um símbolo, cores, imagens ou até frases únicas. 

A probabilidade de você se manter na mente das pessoas por mais tempo é muito maior, facilitando os ganhos de seguidores.

Crie Vídeos Diários

A penúltima dica que temos para você, é a de criar vídeos diários para alimentar o seu perfil do Instagram.

Em situações normais, eu diria para você construir um perfil com no máximo até 3 conteúdos por semana. 

No entanto, pensando que você irá criar um conteúdo com 100% tráfego orgânico, é imperativo que você poste o máximo que conseguir. 

Visto que no começo você não terá tantos resultados, mas, à medida que for recorrente e ir postando mais vídeos, sua experiência irá aumentar e você irá crescer aos poucos. 

Já que quantos mais reels você postar, usando as tags certas e aproveitando de trends, a probabilidade você viralizar é muito alta. 

Por isso, trabalhe todos os dias e crie novos vídeos para alimentar o seu perfil, com o tempo você terá uma base de seguidores fiéis. 

Contrate uma Equipe

A minha última dica para você é para quando você começar a crescer e estiver em uma média de 50-100k de seguidores, sem estar “flopado”. 

Neste momento, é muito importante que você tenha uma equipe pequena para aumentar o seu tempo. 

Uma equipe de Social Media que saiba anunciar usando o tráfego pago e consiga fechar parcerias com marcas maiores no seu nicho. 

Lembrando, o objetivo é crescer o seu perfil o mais rápido possível e nunca se acomodar com o que você tem. 

As tendências mudam e se você se acostumar com o que já tem, sem explorar novas opções, pode começar a perder público e cair seu engajamento. 

Afinal, apesar de ser difícil crescer uma conta, é muito mais difícil mantê-la sem que ela acabe “flopando”. 

Por isso, terceirize os trabalhos repetitivos e chame novas pessoas, crie sua empresa e sempre se mantenha atualizado. 

Finalizamos por aqui, se você gostou, compartilhe com os amigos mais próximos!

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