O ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu mais um episódio de mal-estar na tarde desta segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, enquanto cumpre prisão preventiva no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A informação foi divulgada inicialmente por seu filho, Carlos Bolsonaro, que afirmou que o ex-chefe do Executivo está sendo acompanhado por equipe médica.
Monitoramento e atendimento médico na prisão
De acordo com relatos, Bolsonaro apresentou sinais de mal-estar, incluindo pico de pressão arterial e tontura. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro confirmou que o ex-presidente foi atendido pelo médico de plantão da unidade prisional. Apesar do episódio, não houve necessidade de internação hospitalar ou alteração na medicação, conforme apurado por veículos de imprensa.
O acompanhamento ocorre na ala conhecida como “Papudinha”, uma estrutura do Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal, localizada dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, onde Bolsonaro foi transferido em 15 de janeiro de 2026. Essa ala abriga também outros presos de alta relevância, como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques.
Contexto da prisão e situação jurídica
Bolsonaro está detido preventivamente desde 22 de novembro de 2025, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão da condenação que soma mais de 27 anos de pena. A condenação decorre de processos que investigaram sua participação em tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022, envolvendo crimes como a tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Neste contexto, a defesa do ex-presidente solicitou ao STF a conversão da pena para prisão domiciliar, argumentando risco à vida de Bolsonaro devido ao seu estado de saúde. Até o momento, as autoridades responsáveis mantêm o ex-presidente sob custódia na unidade prisional enquanto acompanhar os desdobramentos judiciais e eventuais recursos.
