Desde que foi lançado, esse é o método de pagamento mais querido pelos brasileiros. Qualquer pessoa pode facilmente enviar ou receber dinheiro de forma instantânea, em questão de segundos.
No entanto, o que muita gente ainda não sabe é que já é possível parcelar o PIX. Sim, essa é uma função totalmente legal, criada com o objetivo de ser uma alternativa aos cartões de crédito sem anuidade, principalmente.
Isso porque, assim como os cartões de crédito dessa modalidade não cobram taxas de manutenção, o PIX também é totalmente gratuito e não precisa pagar nada para utilizar essa opção de parcelar o valor do PIX, apenas os juros decorrentes da compra parcelada.
Como funciona o parcelamento de PIX?
O Santander foi um dos pioneiros a adotar o pagamento parcelamento de PIX. No entanto, o valor a ser quebrado em frações precisa já estar disponível na conta do Santander ou um crédito na quantia igual ou superior do montante da compra.
A função aparece no aplicativo do banco Santander como “Divide PIX” e o seu funcionamento é bastante intuitivo, não há segredos, sendo muito fácil de utilizar e fazer compras parcelando via PIX.
O cliente do banco Santander ainda pode dividir o PIX em até 24 vezes. Essa função está disponível apenas para comprar a partir de 100 reais e o valor mínimo da parcela é R$5,00. Os clientes ainda possuem 59 dias para começar a pagar.
É importante destacar que juros de 2,09% ao mês é cobrado, além do usuário ter que arcar com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Portanto, saiba que, quanto mais parcelas, maior será o valor a ser quitado.
Mas se engana quem acha que apenas o banco Santander oferece a opção de dividir o PIX e parcelar em diversas vezes. Algumas fintechs famosas como PicPay e Mercado Pago também já disponibilizou a função de fracionar PIX para seus usuários.
Pix parcelado Santander vs PicPay vs Mercado Pago
No Mercado Pago, o Pix parcelado pode ser feito através do escaneamento do QR Code ou “QR Pix” pelo seu celular smartphone. No entanto, existe um porém: ele está disponível apenas os clientes que têm a linha de empréstimo pessoal do Mercado Pago disponível.
Além disso, quando comparado com o Pix Parcelado do Santander, o Pix Parcelado do Mercado Pago possui outras duas grandes desvantagens: juros mais altos (de 2,5% ao mês, além do IOF) e menor quantidade de parcelas (apenas 12 vezes).
Quando vamos analisar o Pix Parcelado do PicPay, a diferença e os custos ficam ainda maiores. O juros da parcelamento de PIX da conta digital é de 3,99% por cada parcela, além do IOF. A quantidade de parcelas disponíveis é a mesma do Mercado Pago, somente 12x.