O banco pode reduzir o limite do cartão de crédito?

Saiba se o banco pode reduzir o limite do seu cartão de crédito, como evitar essa situação e quais são os seus direitos e deveres como consumidor.

Escrito por Redação
5 min de leitura
banco pode reduzir limite do cartão de crédito

Será que o banco pode reduzir o limite de crédito meu cartão? Posso receber indenização por danos morais? Esse é um assunto bastante intrigante, aproveite para tirar todas as suas dúvidas e conhecer seus direitos e deveres.

Aumentar o limite do cartão de crédito é o sonho de muitas pessoas, para isso elas se esforçam para manter o nome limpo, pagar contas em dias e fazer um bom uso de parcelamentos.

Além disso, existem outras maneiras de tornar maior a chance de aumentar o limite de crédito do cartão, como evitar estar com o score baixo, pois a pontuação ruim implica em dificuldades de se obter qualquer tipo de crédito.

No entanto, é comum que pessoas, mesmo estando utilizando corretamente o cartão de crédito e não tendo quaisquer restrição, tenham seu limite reduzido pelo banco, o que é algo totalmente desanimador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O banco pode diminuir o limite de crédito do cartão?

Sim, o banco pode diminuir o limite do cartão de crédito, tanto por solicitação da pessoa titular do cartão quanto pela decisão da própria instituição financeira.

Os bancos possuem permissão para reduzir o limite de crédito dos seus clientes que estão oferecendo um maior risco de inadimplência, de acordo com as suas análises de perfil.

Ainda por cima, em 29 de outubro de 2018, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que os bancos podem reduzir limite do cartão sem aviso prévio de trinta dias, de acordo com a Veja.

Porque o banco diminuiu o limite do cartão de crédito?

Não existem apenas um motivo específico para justificar o motivo do banco diminuir ou até mesmo cancelar o limite do cartão de crédito de algum cliente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diversos fatores podem levar o banco a pensar que você pode ficar inadimplente a qualquer momento, e isso depende bastante da interpretação interna de cada instituição financeira.

Ainda assim, podemos citar alguns exemplos comuns que fazem o banco abaixar o limite do cartão de crédito. Confira:

  • Gastos não condizentes com a renda declarada;
  • O cliente não paga a fatura por meses muitos seguidos;
  • Parcelamento de faturas recorrentes;
  • Não atingir o valor mínimo da fatura;
  • Fazer muitas compras parceladas;
  • Realização de empréstimo e financiamentos.

Não dá para descobrir ao certo a razão do banco ter reduzido o limite do seu cartão de crédito, ao menos que você possa entrar em contato com ele e perguntar a causa da diminuição.

Como evitar a redução do limite do cartão de crédito?

Sem sombra de dúvidas, a maneira mais eficiente de evitar a diminuição do limite de crédito do cartão é mantendo um bom perfil de pagador. Não é algo tão simples, mas qualquer pessoa pode trabalhar o controle financeiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pagando as compras sempre em dias com o valor total da fatura é fundamental. É pouco provável que qualquer banco reduza o poder de compra de um cliente que quita as dívidas corretamente todos os meses.

Veja a seguir algumas dicas para evitar de ter o limite do cartão diminuído:

  • Pague o valor total da fatura do cartão;
  • Não atrase o pagamento;
  • Evite fazer empréstimos e financiamentos;
  • Cuidado com o parcelamento excessivo.

Praticando todos esses quesitos, é possível evitar o limite do seu cartão de crédito seja reduzido. Em casos que isso já aconteceu, agora é correr atrás do prejuízo e se movimentar para aumentar o limite de crédito novamente.

Conclusão

Em resumo, o banco pode reduzir o limite de crédito do cartão de seus clientes sem aviso prévio, se considerar que eles apresentam um risco maior de inadimplência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso pode acontecer por vários motivos, como atraso no pagamento, queda no score, diminuição da renda, entre outros.

Para evitar essa situação, é importante manter um bom perfil de pagador, usando o cartão de forma consciente e quitando as faturas em dia.

Se você teve o seu limite reduzido e se sentiu prejudicado, saiba que você pode recorrer aos seus direitos e pedir uma indenização por danos morais.

Para isso, você pode contar com a ajuda do Credited, um site especializado em crédito, finanças e tecnologia, que oferece conteúdos de qualidade e orientação profissional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário