Teve cartão roubado ou clonado? Veja como proceder!

Levi Monteiro - 11/02/2024

O cartão de crédito pode ser alvo de fraudes, clonagem, roubo ou perda. Por isso, é importante tomar algumas medidas para protegê-lo e evitar prejuízos financeiros e dores de cabeça. Saiba como!

Mantenha o seu cartão sempre à vista e não o empreste para ninguém. Se possível, prefira pagar com aproximação ou por aplicativos, que são mais seguros e evitam o contato físico com a maquininha.

Verifique regularmente os seus extratos e faturas e denuncie imediatamente qualquer movimentação suspeita ou não reconhecida. Você pode fazer isso pelo site, aplicativo ou telefone do cartão. 

Cadastre o seu cartão em serviços de alerta por SMS ou e-mail, que avisam sobre todas as transações realizadas. Assim, você pode detectar rapidamente qualquer fraude e bloquear o seu cartão.

Em caso de clonagem, roubo ou perda do seu cartão, entre em contato com a sua operadora de cartão o mais rápido possível e solicite o cancelamento ou bloqueio do cartão de crédito.

Se o seu cartão foi roubado ou perdido junto com os seus documentos pessoais, faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Isso pode evitar que os criminosos usem os seus dados. 

Solicite um novo cartão à sua operadora e altere as suas senhas de acesso ao site, aplicativo e internet banking. Evite usar senhas óbvias e fáceis de adivinhar, como datas de aniversário. 

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