Nos últimos anos, você provavelmente já viu todos os tipos de anúncios do Google sem perceber.
Talvez você tenha visto uma promoção para um aplicativo de jejum enquanto lia sobre perda de peso. Ou talvez você estivesse procurando por alguns sapatos de corrida e um desconto nos resultados de busca do Google o levou a comprar um par.
Enquanto os anúncios do Google podem parecer um pouco complicados no início, como todas as coisas aparentemente difíceis, a publicidade no maior buscador do mundo se torna muito mais fácil, uma vez que você entende o processo.
Confira os 5 principais tipos de anúncios do Google ADS e saiba como eles podem fazer você vender mais.
Vamos lá?
Quantos tipos de anúncios do Google existem?
Existem 8 tipos diferentes de campanhas publicitárias com os anúncios do Google:
- Pesquisa – Anúncios de texto nos resultados de pesquisa do Google.
- Exibição – Anúncios de imagem em sites ou no Gmail
- Vídeo – Anúncios em vídeo no YouTube
- Compras – Listagens de produtos no Google
- Aplicação – Promoção de sua aplicação em muitos canais
- Smart – Anúncios automatizados simplificados no Google e em toda a web
- Local – Conduzir os clientes a um local físico
- Discovery – Executa anúncios no Google feeds quando eles estão abertos
No entanto, focaremos nas 5 campanhas mais importantes: busca, exibição, compras, vídeo e aplicação.
Recomendamos começar com elas, e mais tarde, se você perceber a necessidade, também pode tentar adicionar mais campanhas, como anúncios de descoberta.
1. Anúncios de busca no Google
Os anúncios de busca do Google são anúncios de texto que você vê nas páginas de resultados do mecanismo de busca do Google (SERP). Os anúncios de busca podem aparecer na parte superior, acima dos resultados de busca orgânica, ou na parte inferior da página.
Aqui está a lista de melhores práticas para anúncios de busca do Google que o ajudarão a obter mais vendas:
1. Escreva anúncios com uma Copy mais convincente
Lembre-se que anúncios de busca são anúncios de texto, eles não têm elementos visuais, portanto sua eficácia depende de quão bem você os escreve. Inclusive, essa dica também é relevante para quem anuncia em outras plataformas, como o Facebook ADS.
A copy do seu anúncio não deve se concentrar nas características de seus produtos, mas nos benefícios para o usuário. Apelar para as necessidades e emoções de seu potencial comprador.
Além disso, o espaço em seu anúncio é limitado: não deixe de mencionar as coisas mais importantes de forma concisa. Evite frases genéricas e use chamadas específicas para ação.
2. Crie campanhas de busca de marcas
É altamente recomendável licitar nos termos de sua marca, especialmente se seu negócio for novo e ainda não estiver classificado organicamente. Desta forma, você pode garantir que seus clientes em potencial o encontrarão facilmente se quiserem fazer um check out de sua empresa.
E, mesmo que você já esteja classificado organicamente no Google, ainda assim é benéfico executar um anúncio de busca de marca. A gramática faz isso mesmo se você for uma marca forte e bem estabelecida.
Ao fazer campanhas com foco no seu nome de marca, você está ocupando muito mais espaço na SERPs e aumentando suas chances de conseguir tráfego.
3. Realize campanhas de busca de concorrentes
Outra maneira de usar anúncios de texto é direcionar os termos da marca de seus concorrentes.
Não se sinta mal em fazer isso: é uma prática muito comum.
É provável que as pessoas que procuram seus concorrentes também estejam interessadas em seus produtos, portanto aproveite esta oportunidade para aumentar suas vendas. Além disso, se você já é popular em seu nicho de mercado, é provável que seus concorrentes já estejam licitando nos termos de sua marca.
2. Anúncios Google Display
Aqui está a lista das melhores práticas do Google Display Ads que o ajudarão a aumentar o conhecimento de sua marca e a levar mais pessoas ao seu funil de marketing.
1. Priorize os Anúncios de Exibição Responsiva
Hoje, é possível anunciar no Google Display através de anúncios comuns, anúncios de resposta e anúncios responsivos. Embora os três formatos de anúncios sejam eficazes e possam servir diferentes estratégias de marketing, o Google diz que os anúncios de display com resposta obtêm o maior alcance de todos os tipos. É por isso que recomendamos colocar mais orçamento neles.
Os anúncios de exibição responsiva são automaticamente ajustados em aparência e dimensão.
Basta carregar as imagens, manchetes, descrições, seu logotipo ou vídeos da campanha, e o Google descobrirá a melhor combinação deles e gerará automaticamente seus anúncios.
2. Não misturar novos usuários com públicos de remarketing
A exibição de anúncios permite remarketing, que é uma ótima maneira de lembrar aos visitantes de seu site sobre seus produtos. Entretanto, certifique-se de excluir de seu novo
público pessoas que já estiveram em sua loja online ou assistiram a um de seus vídeos no YouTube.
Elas já estão familiarizadas com sua marca e provavelmente precisarão de um tipo de mensagem diferente das pessoas que nunca ouviram falar de você.
3. Atraia pessoas semelhantes aos seus visitantes de alto valor
É possível usar as audiências de remarketing criadas a partir de seus visitantes anteriores para expandir seu público principal (aquelas pessoas que ainda não o conhecem). Você pode pegar seus visitantes de alto valor e usá-los para encontrar pessoas similares que provavelmente se tornarão seus clientes.
Para isso, use uma opção de segmentação chamada “Públicos Semelhantes”. Ela permite que você entre em contato com clientes em potencial que tenham comportamento semelhante ao das pessoas em sua campanha de remarketing.
3. Anúncios em vídeo – YouTube ADS
Como o YouTube pertence ao Google e também atua como um mecanismo de busca – apenas para vídeos – você pode direcionar seus clientes em potencial para o YouTube com base no que eles estão assistindo. E com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, ele tem uma audiência bastante ampla para atingir.
Suas campanhas publicitárias em vídeo são colocadas antes, durante ou depois dos vídeos do YouTube e nos resultados de busca. É preciso criar os anúncios de forma estratégica e para isso, fazer um treinamento como o gpa dominio estrategico pode ser uma ótima forma de aprender como anunciar corretamente no YouTube ADS.
Aqui está a lista de melhores práticas para veicular anúncios de vídeo no Google Anúncios que o ajudarão a aumentar o reconhecimento da marca e obter mais oportunidades de vendas.
1. Crie audiências estreitas
Lembre-se de que se você está anunciando para todos, você não está anunciando para ninguém.
Para veicular campanhas bem sucedidas de anúncios em vídeo, crie anúncios em vídeo separados que tenham como alvo palavras-chave, tópicos ou demográficos ultra específicos.
Desta forma, você terá anúncios que são verdadeiramente relevantes para seu público-alvo, e eles serão mais propensos a entrar em seu funil de marketing.
2. Mantenha seu anúncio curto
As taxas de reprodução de anúncios caem significativamente após 45 segundos, portanto, não deixe de entregar suas mensagens mais importantes no início de seu vídeo.
3. Seja direto com sua mensagem
Como seu anúncio em vídeo pode ser sua única comunicação com os espectadores do YouTube, seja direto com o que sua empresa oferece. Dê ao seu público-alvo passos claros a seguir após assistir ao vídeo. Por exemplo, você pode encorajá-los a fazer uma compra ou visitar seu website para obter mais informações.
4. Use configurações avançadas de campanha
Otimize seus anúncios em vídeo com configurações avançadas de campanha. Por exemplo, você pode configurar seus anúncios para serem veiculados durante certas horas ou dias da semana, quando é mais provável que você atinja seu público-alvo. Você também pode definir um limite de frequência para limitar o número de vezes que seus anúncios aparecem no YouTube ou nos parceiros da Rede de Display do Google para evitar o “desgaste” dos anúncios.
4. Anúncios de compras (Google Shopping)
Os anúncios de compras do Google são anúncios baseados em produtos. Eles são mostrados especificamente para buscas de produtos no Google.
Abaixo, você verá outra lista, agora com as melhores práticas para a execução de anúncios de compras do Google para impulsionar as vendas.
1. Os detalhes de seus produtos devem ser ricos em palavras-chave
O Google usará seus dados de produto para determinar se seus produtos correspondem a uma consulta de pesquisa de um potencial comprador. Verifique se os títulos e descrições de seus produtos contêm as palavras-chave que melhor descrevem seus produtos.
2. Verifique sempre as informações de seus produtos
Se seus preços não forem 100% exatos, o Google não mostrará anúncios para seus produtos, especialmente se você tiver moedas internacionais diferentes. Certifique-se de ter um processo para atualizar suas informações de produtos, mudanças de preços e disponibilidade.
Você pode verificar manualmente as informações de seus produtos, por exemplo, usando o Google Spreadsheets (o excel na nuvem). Entretanto, se você tiver muitos produtos, talvez seja mais sensato procurar por software especializado. Desta forma, você economizará tempo e terá certeza de que as informações de seus produtos estão corretas.
3. Use imagens de alta qualidade
As imagens dos produtos podem ser o principal fator de sucesso de sua campanha publicitária, portanto, cuide bem delas. Elas devem ser de alta qualidade e ter um fundo leve.
5. Campanhas de anúncios de aplicativos
Você tem um aplicativo móvel para seu negócio? Com o Google Ads, você pode promovê-lo com campanhas de aplicativos nas principais propriedades do Google, como Google Play, YouTube, Google Search e a Rede de Display do Google. Abaixo, você verá algumas boas práticas para ter um bom desempenho nas suas campanhas e, com isso, conquistar mais vendas para o negócio.
1. Dê tempo ao Google para otimizar seus anúncios
Quando suas campanhas publicitárias não lhe trazem os resultados esperados, você pode ser tentado a ajustar o orçamento ou interromper o anúncio. Entretanto, não se apresse em tomar qualquer decisão se seus anúncios só estiverem em cartaz há alguns dias.
Deixe o Google Ads rodar sua campanha por pelo menos 7 dias para otimizar seus anúncios criativos, colocações e lances antes de tomar qualquer decisão.
Se você precisar fazer qualquer mudança, certifique-se de que elas sejam pequenas o suficiente para não reiniciar o aprendizado da máquina do Google.
2. Upload de diversos recursos
O Google recomenda fornecer pelo menos uma imagem horizontal, um vídeo vertical e um vídeo horizontal.
Ele então testará diferentes combinações de ativos e executará os anúncios de melhor desempenho com mais freqüência.
Qual é o melhor tipo de anúncio do Google?
O tipo de anúncio do Google que é melhor para você depende do que você deseja alcançar.
Por exemplo, se seu objetivo for vendas, então sua melhor opção é o tipo de campanha de Busca ou Compras, pois elas lhe permitirão visar pessoas que procuram comprar seus produtos ou serviços.
Entretanto, se você quiser aumentar o reconhecimento de sua marca, opte por anúncios de exibição ou vídeo devido à sua natureza visual e à capacidade de visar as pessoas com base em seus interesses e demografia.
Os anúncios do Google valem a pena?
Sim. O Google é um dos sites mais visitados do mundo, e seus anúncios podem chegar a 90% de seus usuários. Com as palavras-chave certas, você pode aparecer para milhões de compradores que procuram os produtos que você tem em sua loja.
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