Como proteger minha conta digital de roubos? 9 dicas de segurança

Saiba como proteger a sua conta digital de roubos e ataques feitos por hackers que querem roubar o seu dinheiro. Veja 9 dicas de segurança.

Escrito por Redação
7 min de leitura
Como proteger minha conta digital (Imagem: Pixabay)

Como proteger minha conta digital? Essa é uma pergunta muito importante, afinal, a informática e a internet trouxeram grandes avanços para o mundo, facilitando a vida de milhões de pessoas. Entretanto, junto com os benefícios, também veio o aumento da vulnerabilidade a ataques e roubos.

A maioria das pessoas utiliza a internet para realizar atividades diárias, como consultar e-mails, fazer compras, pagar contas, entre outras. Por isso, é essencial que os usuários protejam adequadamente suas contas digitais de ataques e roubo de informações.

Como proteger minha conta digital de ataques e roubos?

Para proteger sua conta digital é importante adotar algumas medidas de segurança. Confira abaixo algumas dicas de como proteger sua conta de hackers que desejam roubar o seu dinheiro:

1. Use senhas fortes

A primeira medida de segurança é utilizar senhas fortes. As senhas devem ser compostas por letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Além disso, é importante que você não use a mesma senha para várias contas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se for informar sua senha em algum navegador, principalmente em computadores e notebooks, certifique-se que não há plugins, extensões ou programas maliciosos instalados.

2. Instale um antivírus

Outra medida importante é instalar um antivírus em seu computador. Infelizmente, as pessoas não ligam mais tanto para a utilização de antivírus como há uns anos atrás.

No entanto, eles ainda são indispensáveis, trata-se de uma segurança extra, pois protege seu computador de vírus, cavalos de Tróia e outros tipos de malware que estão espalhados pela internet.

O ideal é que a sua própria conta digital ofereça para você o download de um programa de proteção que contém módulos de segurança potentes, para te prevenir de ataques e roubos ao acessar o Internet Banking.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3. Mantenha seu dispositivo atualizado

É importante manter seu computador atualizado com as últimas versões de softwares e sistemas operacionais, independente se for Android, iOS, Windows, Linux ou qualquer outro.

O fato é que essas atualizações são frequentes e corrigem as falhas de segurança em seus programas e aplicativos, como o da sua conta digital, além de reduzir o risco de você ser vítima de um ataque cibernético.

Ao navegar na internet ou receber quaisquer mensagens sms, e-mail ou por redes sociais como o WhatsApp, você deve tomar o máximo de cuidado para evitar clicar em links suspeitos.

Muitos hackers utilizam links maliciosos para infectar computadores com vírus ou roubar informações pessoais, como o login e a senha da sua conta digital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

5. Cuidado com e-mails falsos

Os hackers também utilizam e-mails falsos para roubar informações. Por isso, é importante verificar a procedência de cada e-mail recebido antes de clicar em qualquer link ou abrir arquivos que estão no anexo.

Outro motivo que nos leva a redobrar a atenção com o recebimento de e-mails é que estamos sempre informando nosso endereço eletrônico na internet, para criar contas em redes sociais, se inscrever em vagas de emprego, etc.

Uma prática bem comum de criminosos utilizando e-mails para atacar sua conta digital é se passar pelo seu banco. Geralmente, eles dizem que alguém depositou um dinheiro na sua conta e é preciso fazer alguma alteração, é aí que eles te roubam.

6. Não confie muito na autenticação de dois fatores

A autenticação por dois fatores, traduzida do inglês Two Factor Authentication (2FA), é uma boa opção para quem deseja obter uma camada extra de proteção contra ataques e roubas na conta digital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, ela deve ser utilizada como um recurso de segurança adicional, não apenas como o único. Afinal, não é tão difícil para um hacker interceptar um msm da sua operadora e receber o código.

Depois disso, basta ele usar o mesmo método e receber um sms para recuperar a senha do seu e-mail. Sendo assim, a autenticação de dois fatores não é tão confiável.

7. Mantenha seus dados atualizados

É preciso manter seus dados atualizados na conta digital, incluindo seu endereço de e-mail, onde mora, renda e outras informações.

Muitos invasores usam esses dados para roubar sua identidade, por isso é interessante deixar tudo em ordem caso precise recuperar seu login.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

8. Não divulgue sua senha

Pode parecer meio óbvio, mas tem gente que faz. De qualquer forma, fica aqui essa recomendação essencial. Se alguém pedir para que você revele sua senha, não faça isso.

9. Use uma VPN

Uma VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada virtual que permite que você navegue na internet de forma anônima. A VPN cria uma conexão segura entre seu computador e um servidor remoto, o que impede que os hackers roubem suas informações e ataque sua conta digital.

Proteger sua conta bancária digital é fácil e simples

Como deu para entender no decorrer do artigo, proteger um app de banco digital é uma tarefa bastante simples, através de passos que podem ser feitos no celular, tablet, notebook ou computador.

Caso você suspeite que a sua conta tenha sido invadida, faça o seguinte:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Altere a senha imediatamente;
  • Verifique o histórico de navegação;
  • Revise os arquivos e pastas do computador;
  • Remova qualquer programa ou aplicativo suspeito;
  • Verifique se há algum e-mail suspeito na caixa de entrada;
  • Faça o backup dos seus dados;
  • Entre em contato com o seu banco.

Dessa forma, você diminui os riscos de sofrer ataques e roubos contra sua conta digital, mantendo seu dinheiro seguro, longe de hackers e vírus.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário