O cabelo tem a capacidade de nos fazer sentir poderosas e confiantes, nos ajudando a conectarmos com nossa feminilidade. É uma parte da nossa vida que pode ser moldada de acordo com nossos gostos e prioridades.
Muitas mulheres se sentem mais bonitas quando seu cabelo está bem cuidado. Por isso elas separam um momento para cuidar de si mesma, para se desconectar do estresse do dia a dia e focar na saúde e bem-estar. Criando um espaço onde você pode expressar a sua individualidade e se sentir bonita e poderosa.
Mas não é apenas isso, a sensibilidade com os cabelos vai muito mais além. Os cabelos também significa a liberdade de se expressar. É uma ótima maneira de contar histórias, de mostrar quem você é e de se conectar com outras mulheres.
Temos como exemplo os penteados, as tranças em si, trazem muita história sobre ancestralidade, superação e força. E agora na atualidade se tornou sinônimo de moda, onde várias mulheres se identificam e se conectam com as outras.
Aqui nesse post, você irá saber quais tipos de cabelos existem, quais são e como cuidar no dia a dia, além de saber um pouco mais sobre os penteados e as histórias por trás de cada um. Veja!
Quais são os tipos de cabelo?
Existem ao todo 4 tipos e eles são: lisos, ondulados, cacheados e crespos. Eles estão divididos em subcategorias que são: A, B e C, elas definem o seu tipo de fio, se é mais grosso ou mais fino e a curvatura, se é mais fechada ou aberta.
Entender qual tipo do seu cabelo, ou os tipos, ajudam no momento de escolher o penteado, ou produtos para o tratamento dos fios.
Tipos de fios
Cabelo liso
1A Liso fino: Esse é o tipo de cabelo liso mais fino e alinhado, que tem um aspecto escorrido e oleoso. Esse tipo de fio não modela e nem segura penteados com facilidade, pois é muito liso. A vantagem é que ele tem um brilho natural e é fácil de pentear.
1B Liso médio: Esse é o tipo de cabelo liso médio, que tem uma mistura de fios finos e grossos. Esse tipo de fio tem um pouco mais de volume e movimento do que o 1A, sendo possível modelar as pontas ou fazer penteados com grampos.
1C Liso grosso: Esse é o tipo de cabelo liso grosso, que tem os fios mais resistentes e volumosos. Esse tipo de fio tem um aspecto pesado e pode ser difícil de modelar ou alisar. A vantagem é que ele tem uma boa elasticidade e não quebra com facilidade.
Cabelo ondulado
2A Ondulado fino: São fios quase lisos, com ondas muito leves e suaves, em forma de S. Eles são fáceis de modelar e geralmente não têm muito volume. A raiz costuma ser lisa e as pontas podem ser mais secas. Esse tipo de cabelo precisa de hidratação e nutrição para evitar o frizz e o ressecamento.
2B Ondulado médio: São fios com ondas mais definidas e marcantes, formando um S perfeito. Eles tendem a ter frizz e não são muito fáceis de modelar. A raiz pode ser lisa ou levemente ondulada e o volume é moderado.
2C Ondulado grosso: São fios com ondas muito fechadas, quase formando cachos. Eles são volumosos, encorpados e resistentes. A raiz pode ser ondulada ou cacheada.
Cabelo cacheado
3A Cachos finos: Os são mais largos e regulares, parecendo feitos com babyliss. São fios com brilho, mas sem tanta oleosidade. Esse tipo de cabelo se beneficia de produtos leves, que não pesem nos fios, como cremes de pentear e géis.
3B Cachos médios: Os cachos são mais estreitos, regulares e definidos. Tendem a ser um fio mais seco e a responder pior aos processos de alisamento. Esse tipo de cabelo precisa de muita hidratação e nutrição, com máscaras e óleos.
3C Cachos grossos: Os cachos são muito estreitos e fechados, com uma haste mais delicada e fina. Esse tipo de cabelo é o mais próximo do crespo e tem mais tendência ao frizz e ao ressecamento.
Cabelo crespo
4A Crespo fino: esse tipo de cabelo tem uma curvatura mais aberta e definida, formando cachos pequenos e espiralados. A textura do fio é mais fina e delicada.
4B Crespo médio: esse tipo de cabelo tem uma curvatura mais fechada e irregular, formando caracóis em zigue-zague. A textura do fio é mais grossa e densa, podendo ser mais resistente e volumosa. Esse tipo de cabelo também apresenta um alto fator encolhimento, podendo perder até 75% do seu comprimento real.
4C Crespo grosso: esse tipo de cabelo tem uma curvatura muito fechada e pouco definida, formando anéis minúsculos desde a raiz. A textura do fio é muito fina e frágil, podendo ser mais propensa à quebra e ao ressecamento. Esse tipo de cabelo também tem um fator encolhimento extremo, podendo perder até 90% do seu comprimento real.
Como saber qual é meu tipo de cabelo?
Para saber o seu tipo de cabelo, é necessário analisar os fios presentes. Apesar de existir 4 tipos de cabelo é possível haver uma mistura entre curvaturas próximas. Isso causa uma enorme variedade e transforma cada cabelo em único.
Como eu posso cuidar do meu cabelo?
Se você quer saber como cuidar do seu cabelo e quais produtos usar, vou te dar algumas dicas simples e eficazes para manter os seus fios saudáveis, hidratados e bonitos. Vamos lá?
Escolha um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e couro cabeludo. Use-o apenas na raiz, massageando suavemente com as pontas dos dedos. Aproveite a espuma que se forma para lavar o comprimento e as pontas dos fios .
Evite a água muito quente, que pode ressecar e danificar o cabelo. Prefira a água morna ou fria, que ajuda a fechar as cutículas e dar mais brilho .
Faça uma hidratação profunda pelo menos uma vez por semana, usando uma máscara ou ampola de sua preferência. Aplique o produto somente no comprimento e nas pontas, sem encostar na raiz. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue bem.
Use um condicionador ou um creme de pentear para desembaraçar os fios e facilitar o penteado. Aplique também somente no comprimento e nas pontas, evitando a raiz. Se usar o condicionador, enxágue bem. Se usar o creme de pentear, deixe secar naturalmente ou use um secador com protetor térmico.
Evite dormir com o cabelo molhado ou úmido, pois isso pode causar fungos, caspa, queda e quebra dos fios. Seque bem o cabelo antes de ir para a cama ou lave-o pela manhã.
Corte as pontas do cabelo a cada três meses, para eliminar as pontas duplas e dar mais leveza e movimento aos fios.
Consuma alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais, que são essenciais para a saúde do cabelo. Ovos, carnes, leites, cereais integrais, frutas e verduras são alguns exemplos.
Evite pentes finos e escovas duras, que podem quebrar e arrancar os fios. Prefira pentes de dentes largos e escovas macias, que desfazem os nós sem agredir o cabelo.
Seguindo essas dicas simples, você vai ver como o seu cabelo vai ficar mais bonito, macio e brilhante. Experimente e depois me conte o resultado! Espero que tenha gostado deste post. Até a próxima!