A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou que as atividades acadêmicas e administrativas estarão suspensas de 07 a 14 de fevereiro, em razão dos campi que se encontram nas proximidades dos circuitos do carnaval em Salvador.
A medida visa garantir a segurança e a integridade dos estudantes, servidores e do patrimônio da instituição.
De acordo com a Portaria Nº 58, de 15 de janeiro de 2024, fica vedado o acesso de pessoas e veículos às unidades e órgãos da UFBA, salvo em casos excepcionais, de emergência e urgência.
A portaria também estabelece que a UFBA irá ceder espaços e estacionamentos para as atividades dos órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros, que atuarão na fiscalização e no controle do evento.
Os estudantes bolsistas que dependem do serviço de alimentação da UFBA receberão um acréscimo de R$ 100 no subsídio financeiro, totalizando R$ 250, para apoiar a realização das refeições durante o período do carnaval.
Os residentes das residências universitárias deverão observar o Regimento Geral de Serviço de Residência Universitária da UFBA e cumprir orientações complementares da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), com relação à hospedagem e à proibição de atividades comerciais.
Os campi de Vitória da Conquista e Camaçari deverão expedir suas normas de funcionamento nesse período, de acordo com as especificidades locais. A UFBA retomará suas atividades normais no dia 15 de fevereiro.