O governo federal anunciou um novo programa que visa estimular os estudantes de baixa renda do último ano do ensino médio a fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa consiste em criar uma poupança para os alunos da rede pública, que receberão um valor mensal durante os três anos do ensino médio e um valor extra no último ano para realizarem o Enem.
O objetivo da iniciativa é reduzir a evasão escolar e incentivar a continuidade dos estudos entre os jovens. Segundo o Ministro da Educação, Camilo Santana, o índice de evasão e reprovação no primeiro ano do ensino médio chega a 16%. O ministro afirmou que o valor do auxílio ainda não foi definido e que a previsão é que comece a ser pago em março deste ano.
Para ter direito ao benefício, os estudantes devem estar matriculados regularmente nas escolas públicas, estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa e, no caso dos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), ter entre 19 e 24 anos.
O investimento total no programa deve ultrapassar os 20 bilhões de reais até 2026. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que estabelece o incentivo financeiro na última semana. O programa é uma das apostas do governo para melhorar os indicadores educacionais do país e ampliar o acesso ao ensino superior.