Zootecnista alerta sobre os riscos envolvidos na aplicação de herbicidas na palma forrageira

Descubra os perigos do uso indiscriminado de herbicidas na palma forrageira e saiba como evitar danos à sua plantação com dicas do zootecnista Raimundo Reis.

Redação
Redação - Equipe de Redatores
2 min de leitura

A palma forrageira é cada vez mais utilizada por pecuaristas no semiárido brasileiro. A forrageira surge como uma opção salvadora, que consegue suportar longos períodos de seca e nutrir os animais como uma excelente fonte de energia.

Assim como grande parte das culturas de forrageiras, um dos problemas enfrentados no manejo das plantações de palma é a presença das ervas daninhas invasoras comuns encontradas no sertão, como a malva-branca (sida cordifolia), o caruru (amaranthus viridis) e o marmeleiro (cydonia oblonga).

O uso indiscriminado de herbicidas na palma forrageira

Com a intenção de acabar com as invasoras, muitos criadores de animais para corte e leite recorrem aos herbicidas para dar uma solução rápida para o problema. No entanto, o principal erro ocorre com o uso indiscriminado desses defensivos, sem consultar um profissional capacitado.

Os resultados desse tipo de manejo irresponsável são o adoecimento e até mesmo falecimento do palmal inteiro. Além disso, se o pecuarista não saber qual o tipo correto de herbicida utilizar, pode acabar gerando uma ação contrária, onde há o favorecimento das ervas daninhas sobre a palma forrageira.

Continua após a publicidade
palma forrageira doente por causa do uso errado de herbicidas
Palma forrageira doente por conta do uso errado de herbicidas (Imagem: Reprodução/YouTube)

O zootecnista Raimundo Reis, do canal do YouTube “Dicas do Zootecnista”, explica que se o palmal contém brotos novos, a recomendação é não usar herbicidas a base de fosfonometil. Além disso, ele complementa dizendo que o ideal a se fazer quando o fungo estiver se instalado na palma por conta do uso de herbicidas é cortar as plantas afetadas.

Como a experiência trazida pelo zootecnista, foi possível perceber o quão prejudicial pode ser o uso indiscriminado de herbicidas para o seu palmal. Os fungos instalados nas plantas por conta da fragilidade que os herbicidas a base de fosfonometil afetam drasticamente a saúde dos pés de palma.

Compartilhe este artigo
Redação
Escrito por Redação Equipe de Redatores
Nosso time de redatores no Credited é formado por especialistas talentosos de diferentes áreas, dedicados a trazer conteúdo de qualidade e relevância para sua vida.
Deixe um comentário