Segundo uma pesquisa realizada pela NordVPN em 2021, mais de 227 mil cartões de pagamento pertencentes a brasileiros foram hackeados e seus dados estavam sendo vendidos na internet. Levando em consideração que as fotos dos cartões de crédito estão se tornando cada vez mais comuns nas redes sociais, é importante entender os riscos envolvidos em compartilhar essa informação.
Apesar de que enviar fotos do cartão de crédito é um ato cada vez mais banalizado pelas pessoas, essa é uma das maneiras de ter o dados pessoais copiados, sem falar no perigo de utilizarem para realizar compras em seu nome, o que não é difícil tendo o número do CPF e endereço completo.
Portanto, é seguro enviar foto do cartão de crédito?
A resposta é não. Embora compartilhar uma foto do seu cartão de crédito possa parecer inofensivo, é importante lembrar que os ladrões podem usá-la para roubar sua identidade.
Por isso, é importante tomar alguns cuidados ao compartilhar essa informação:
- Nunca compartilhe a foto do seu cartão de crédito em um ambiente público, pois ela pode ser facilmente acessada por qualquer pessoa;
- Tenha cuidado ao enviar a foto do seu cartão de crédito por e-mail ou mensagem instantânea, pois ela pode ser interceptada por um hacker;
- Nunca poste a foto do seu cartão de crédito em redes sociais, pois ela pode ser acessada por qualquer pessoa;
- Se for necessário compartilhar a foto do seu cartão de crédito, encaminhe-a apenas para pessoas de confiança;
- Armazene a foto do seu cartão de crédito em um local seguro, pois ela pode ser útil em caso de perda ou roubo do cartão.
Se você quer se manter seguro e preservar sua privacidade, também poderá gostar de conferir o artigo que criamos sobre os cartões de crédito que não pedem selfie e as contas digitais que não precisa tirar foto do RG.
Posso enviar fotos do cartão de crédito frente e verso?
Embora existam vários mecanismos de segurança para proteger as fotos do seu cartão de crédito, não é tão seguro enviar a imagem para receber um orçamento, muito menos se for frente e verso, que contém diversas informações úteis para criminosos, como nome completo, agência, conta, digito verificador e CVV.
Se for uma empresa séria que esteja pedindo, as preocupações diminuem, pois maioria dos sites que oferecem produtos e serviços on-line utilizam ferramentas de terceiros para processar as informações do cartão de crédito, o que significa que as fotos do cartão de crédito são criptografadas e enviadas diretamente para a empresa de confiança.
Além disso, os sites de e-commerce profissionais costumam verificar a autenticidade dos cartões de crédito através de um processo chamado “Secure” antes de aceitar as informações do cartão enviado.