Puxar Renavam: como consultar situação do veículo online grátis

Você pode consultar a situação do seu veículo ao puxar o número do Renavam do automóvel de forma gratuita e online, através do site oficial do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Quer saber como puxar o Renavam do seu veículo? Vamos te ensinar passo a passo o processo para poder consultar a situação do seu carro, moto, caminhão, ônibus, automóveis em geral.

Ao puxar o Renavam do veículo, você poderá ver diversas informações, tais como multas, data de pagar o IPVA, seguros, emplacamento, nome do dono, cor, ano, pendências, marca e modelo, são exemplos do que é mostrado quando se puxa o Renavam.

Além da opção de acessar o site e inserir a numeração do Renavam para puxar a situação do veículo, você também poderá puxar o Renavam pela placa grátis, sem ter que pagar nada por isso, nenhuma taxa adicional.

Como puxar o Renavam e consultar a situação do veículo passo a passo

Apesar de ser um processo bastante simples, muitas pessoas ainda não sabem como puxar o Renavam e consultar a situação do veículo para saber se há multas ou qualquer tipo de infração, bem como data de pagar o IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) / DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre).

E se você quer saber o passo a passo de como puxar o Renavam e consultar a situação do seu carro ou moto, por exemplo, vamos aqui te explicar de forma detalhada, confira o tutorial a seguir:

  1. Acesse o site oficial do detran correspondente ao seu estado (ex.: Detran Bahia);
  2. No seu menu principal, navegue até “Portal de Serviços”;
  3. Lá você vai encontrar a seção “Serviços para Veículos”;
  4. Selecione a opção “Consultar situação do CRLV-e”;
  5. Vai abrir uma nova página, onde será necessário preencher alguns dados, o número do Renavam será solicitado.
  6. Informe o que for preciso e aparecerá o resumo de tudo que está relacionado ao seu automóvel, nove, ano, modelo, dono, multas e próximas dividas e pagamentos.

Conclusão

Como pudemos ver nesse tutorial completo, é bem simples, rápido e fácil puxar o Renavam e consultar a situação do veículo de forma gratuita pelo celular utilizando apenas uma rede conectada a internet, através do site oficial do Detran de cada estado brasileiro.

Puxar a situação do seu automóvel pelo site do detran é indispensável para estar sempre atento às multas e infrações que seu carro ou moto pode estar devendo, bem como para saber qual é a data de pagar o IPVA.