no ,

O que é o consórcio e como funciona? É seguro?

mulher realizando aperto de mão
mulher realizando aperto de mão

O consórcio funciona como a união de um grupo de pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, com o objetivo de adquirir um bem em comum, esse bem pode ser um imóvel, um veículo ou a contratação de um serviço.

Os participantes desse grupo realizam pagamento de parcelas, que gera como se fosse uma poupança, denominado fundo comum, onde o valor total é usado para a contemplação de algum dos membros do grupo para que haja a compra do bem escolhido.

Nos consórcios não há taxa de juros, os bancos cobram apenas taxas de administração.

Características do consórcio:

Fundo comum: é o valor que você contratou, porém ao fazer a divisão das parcelas seu fundo comum vem dividido.

Taxa de administração: é um valor cobrado pela empresa administradora, para poder cuidar de todo o sistema de consórcio do seu grupo. Geralmente é um percentual em cima do fundo comum que você contratou.

Fundo de reserva: nada mais é do que um percentual do crédito contratado, porém mais baixo, que fica no caixa do seu grupo reservado para emergências, como para cobrir inadimplências gerado pelo grupo. No final do consórcio você recebe de volta o seu fundo de reserva.

Seguro de vida: também é calculado em cima do fundo comum, que cobre morte ou invalidez, quitando toda a dívida.

Assembleia: é a reunião mensal dos participantes para averiguar resultados de sorteios e lances. Elas geralmente são abertas aos consorciados.

Sorteio: define quem é contemplado sem o lance, geralmente as administradoras realizam o sorteio tirando como base o resultado do sorteio da loteria federal.

Lance: nada mais é que antecipação de parcelas, ou seja, o valor que você ofertar será sempre calculado em cima do seu fundo comum, e será averiguado na assembleia quais são os maiores lances.

Contemplação: é o direito de adquirir o crédito, ou seja, comprar o seu bem.

Cota: é a parte que cabe a cada consorciado dentro do grupo, é identificada por um número, quando você entra no consórcio eles te dão um número de identificação.

Grupo: a união de participantes. Esse grupo tem que ter um número limitado de participantes, isso implica diretamente na maior estimativa de contemplação em um curto prazo.

c6 bank

C6 Bank é bom? Vale a pena?

dirigindo motocicleta

Quero financiar uma motocicleta, o que devo fazer?