O mercado possui esta característica predominante de descompasso, mesmo quando se têm milhões de desempregados, para algumas atividades faltam mão de obra. Como no caso da categoria que opera veículos pesados.
Os salários para quem opera no setor de logística estão em alta, neste cenário pós-pandêmica ficou claro como a questão da saúde pública afetou as questões relacionadas à oferta e a demanda. A proposta do lockdown como medida sanitária, teve forte impacto em toda a cadeia de fornecimento global, onde justamente impactou a produção de itens necessários ao combate à doença.
A questão do lockdown, antes desta pandemia pelo Covid-19, tratava-se de uma proposta de isolamento com um número conhecido e limitado de pacientes, então era um tipo de confinamento obrigatório feito de forma controlada em um determinado grupo, por um determinado tempo. Originalmente o confinamento sanitário tinha seus limites, o que foi colocado à prova na questão global.
Esta proposta de confinamento global, não conteve a pandêmia, e provavelmente nunca mais será adotada, pois os malefícios gerados pela proposta superam em muito seus supostos efeitos de contenção da doença. O que vem rapidamente apresentando efeitos palpáveis, é o processo de vacinação global em curso, para sorte de todos está vacinação contra a covid-19 é um momento histórico de colaboração global jamais visto antes.
Faltam motoristas de caminhão
Com o fortalecimento da proposta de isolamento social, muitos profissionais tiveram suas vidas transformadas da noite para o dia, não podendo mais operar em suas antigas atividades de geração de renda, assunto que afetou também o setor de logística.
Agora com a retomada econômica, após o controle da pandemia promovido, repito, pela vacinação em massa em não pelo isolamento, estamos vivenciando um momento de desorganização da cadeia global de fornecimento e de um impacto inflacionário, justamente que a economia possui agentes que aceleram a retomada mais do que outros.
No Brasil, as empresas que fazem transportadoras de carros, estão ativamente procurando motoristas habilitados para preencher milhares de vagas. As exigências estão mais maleáveis, se antes o tempo de experiência mínimo exigido seria de pelo menos 4 anos, hoje é de 1 ano.
Apesar de que neste mesmo período de 2021/22 as licenças para a direção de veículos pesados estão ficando mais exigentes, como por exemplo o teste recorrente de uso de drogas. Os motoristas de veículos pesados estão sob regras diferentes de outros motoristas, e segundo dados do próprio sindicato dos motoristas, milhões de motoristas já foram reprovados nos testes de uso de drogas.
No setor de transporte de mudanças residenciais, a situação não é diferente, faltam motoristas nas empresas de empresa de mudança, neste setor o motorista acaba também executando atividades relacionadas a acomodação da carga dentro da caçamba do caminhão, o que exige além dos requisitos de um bom motorista de caminhão, disposição física para ajustar a carga.
Salário de motorista de caminhão: Tabela 2021/22
Os salários para motoristas de caminhão estão em alta, crescendo acima da inflação no período de 2021/22, consultamos as empresas transportadoras justamente para saber o valor pago aos motoristas. Não apenas as posições para motorista de caminhão, teve forte alta na demanda, mas todos os trabalhadores do setor de logística estão com vagas em aberto.
Você está à procura de uma oportunidade de trabalho? É a sua chance, é a sua vez, prepare-se para ingressar no setor de logística, a previsão é que este mercado continue aquecido nos próximos dois anos, até que a cadeia global de fornecimento se re-organize novamente.
- Motorista de caminhão – Salário R$ 3.800,00
- Chapa – Salário R$ 1.800,00
- Estivador rodoviário – Salário R$ 2.100,00
- Operador de logística – Salário R$ 2.500,00
- Motorista de transportadora de moto – Salário R$ 1860,00
Na europa faltam mais de 100 mil motoristas de caminhão
Pensar grande é fundamental em qualquer profissão, o que não é diferente do setor de logística, para os mais preparados também existem as oportunidades de trabalho na Europa. Neste caso o candidato além de ter a sua capacidade de trabalho reconhecida em solo estrangeiro, é necessário passar pelo trâmite de conseguir um visto de trabalho.
A necessidade por motoristas na europa é tão grande que os governos europeus estão rapidamente flexibilizando, as antes extensas exigências, impostas a todos os trabalhadores estrangeiros. Nunca esteve tão fácil obter um visto de trabalho na europa para quem deseja trabalhar no setor de logística.
A nossa cultura brasileira é forte neste sentido, aqui aceitamos melhor os estrangeiros, para a nossa sorte, a diversidade é uma força em si mesma, assunto que não é muito compartilhado pelo mundo. Por isso é que quando ocorre um desarranjo global, por qualquer motivo, quem possui uma cultura que aceita melhor a diversidade, acaba sentindo menos os efeitos das adversidades.
As regras de trânsito europeias são mais rígidas, assunto que não deve afetar um motorista de caminhão profissional, pois além da vantagem de receber seu pagamento na moeda local, que é bem mais forte que a moeda brasileira, usufruir também das questões da qualidade de vida européia.
Quem trabalha como motorista de caminhão na europa, experimenta menos questões relacionadas à segurança, quase inexistem assaltos na europa, o que facilita a vida de quem trabalha com transportes de cargas de valor elevado. Já no Brasil, algumas transportadoras estão embarcando até dois motoristas por caminhão , justamente para evitar paradas para descanso, onde ocorre a maior parte das questões relacionadas a roubos e furtos.
Ronaldo Luis Gonçalves
Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.