Mandei Pix errado, e agora? É possível recuperar o dinheiro?

Infelizmente, devido a falta de atenção ou problemas de comunicação, acabamos enviando o Pix errado e ficamos nos perguntando o que fazer agora, e se conseguimos recuperar o valor enviado para a conta de outra pessoa ou para conta desativada, onde a chave Pix já foi removida ou excluída.

Como todos nós já sabemos, o Pix foi acolhido pelos brasileiros como o meio de pagamento mais querido por eles. Isso porque ele é totalmente instantâneo, além de não cobrar taxa de envio ou recebimento, diferente de outras transações como TED, DOC ou depósitos.

Em qualquer lugar é possível realizar compras e pagar através do Pix. Estando com um celular smartphone conectado à internet, basta pedir o endereço da chave Pix do vendedor e fazer a transferência, que ocorre em segundos.

Mandei Pix errado e agora?

Realmente, é desesperador mandar um dinheiro via Pix e cair na conta de outra pessoa ou ficar “perdido” em uma conta antiga que pode está perdida, cancelada ou que você não possui mais o acesso.

No entanto, de acordo com o Banco Central, o envio do Pix é irreversível. Sendo, assim, não tem como você cancelar o Pix após ele ser efetivamente enviado para seu endereço de destino que foi previamente informado.

A pessoa que recebeu o Pix errado pode, por livre e espontânea vontade, estornar o valor do Pix para a pessoa que lhe enviou, caso perceba que entrou uma quantia de dinheiro indevida ou suspeita na sua conta.

Se isso não acontecer, você ainda pode entrar em contato com quem recebeu o dinheiro por engano e pedir para que ele estorne ou faça uma transferência no mesmo valor que foi recebido.

Como pedir para que a pessoa estorne o Pix enviado por engano?

Bom, se a chave Pix de quem recebeu o Pix errado for algum meio de contato, tal como telefone ou e-mail, tudo fica muito mais fácil. Basta ligar para o número ou então enviar uma mensagem para o endereço eletrônico explicando toda a situação e aguardar uma resposta.

Se a chave foi CPF ou CNPJ, a coisa começa a complicar um pouco mais, mas ainda é possível reverter. Você pode pesquisar dados dessa pessoa na internet para verificar algo que lhe pode ser útil para localiza-la. CNPJ é melhor ainda pois muitos sites apresentam informações sobre as empresas gratuitamente.

O caso mais difícil é quando a chave é aleatória. No entanto, a parte boa é que é muito difícil errar e se confundir com esse tipo de chave Pix. Elas são bem específicas e diferentes uma das outras, de modo que um número ou letra errada não vai levar para outra conta, apenas vai ir para um endereço inexistente e a transferência não vai ocorrer.

Veja também:

Cadastre-se para receber as próximas novidades!

Aguarde o carregamento…

0