no ,

O que são LCI e LCA? Saiba mais sobre eles e o mundo dos investimentos

Tidos como investimentos de baixo risco e com isenção no imposto de renda, LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são emitidas por instituições financeiras, visando arrecadar recursos para os setores imobiliário e agronegócio, respectivamente.

LCI e LCA
LCI e LCA

LCI é a abreviatura de Letras de Crédito Imobiliário, o nome tem como objetivo apoiar a criação de crédito imobiliário no país. Da mesma forma, LCA é a abreviatura de Carta de Crédito do agronegócio, e seu comportamento é muito semelhante, ou seja, é uma garantia de crédito do agronegócio brasileiro.

Como eles operam?

A forma como funcionam os títulos é a seguinte: São emitidos pelos bancos para levantar recursos financeiros para empréstimos, e o dinheiro será repassado tanto para o setor imobiliário quanto para o agronegócio.

Grosso modo, você toma dinheiro emprestado para que o banco possa tomar dinheiro emprestado. Em troca, você receberá o valor do investimento mais uma taxa de retorno predeterminada quando comprar esse título. Ambos os títulos podem ser atrelados ao CDI, que é uma taxa de juros interbancária cujo valor se tornou a referência nacional para diversos rendimentos.

Preciso de muito para investir?

O valor mínimo de aplicação permitido em LCI ou LCA depende do banco ou corretora em que você comprou os títulos, mas geralmente varia entre 5.000 reais e 30.000 reais. Não há agência reguladora no país para definir valor mínimo.

Na verdade, o valor mínimo de uma aplicação está intimamente relacionado à imagem do investidor.

Eles vão me trazer algum risco?

Uma grande condição  do LCI e LCA é que esses investimentos são protegidos pelo FGC, instituição privada que pode dar garantias aos investidores de até R $250.000 em caso de dissolução do banco ou corretora no Brasil. Compre o título.

Para que seu investimento de renda fixa seja protegido pelo FGC, nenhuma taxa de administração será cobrada na compra ou reembolso.

Eles são melhores que o CDB?

Os CDB (certificado de depósito bancário) e as cartas de crédito para empreendimentos imobiliários e agropecuários também são títulos de renda fixa, que oferecem aos investidores um alto grau de segurança.

Para um melhor entendimento, o CDB funciona da seguinte forma: para poder fazer empréstimos todos os dias, o banco também precisa tomar dinheiro emprestado, e investir em CDB é tomar emprestado do banco ao longo do tempo. Eles usam esse dinheiro em suas operações e devolvem aos investidores o valor associado ao título + taxa de juros, que pode ser fixa ou fixa.

Como a receita do CDB também está sujeita a CDI ou taxa de juros fixa anual, além de LCI e LCA, a escolha entre esses dois investimentos depende do perfil do investidor e de suas necessidades.

Isso porque a maior diferença entre eles é que a maioria dos CDBs tem liquidez todos os dias, o que é diferente de LCI e LCA, então se você precisa de investimento de curto prazo, o CDB pode ser a melhor escolha.

São melhores que a poupança?

A poupança é o investimento mais desejável para o brasileiro. Por ser muito seguro e culturalmente difundido, o investimento em poupança nem sempre é analisado com cuidado, e muitos investidores não sabem quanto perderão investindo em poupança em vez de títulos de renda fixa.

A receita da poupança está sempre atrelada à taxa de juros Serikel, que é a taxa básica de juros no Brasil. Se a Selic ultrapassar 8,5% ao ano, a receita da poupança será de 6% ao ano. + Taxa de referência (TR).

LCI e LCA e poupança são isentos de imposto de renda e têm as mesmas garantias do FGC.

Qual é a diferença entre eles e o tesouro direto?

O Tesouro Direto é um plano do Ministério da Fazenda para democratizar o acesso dos cidadãos ao investimento em títulos públicos. A operação é muito semelhante à operação de títulos privados, mas neste caso, em vez de pedir dinheiro emprestado ao banco, você toma dinheiro emprestado do próprio governo, que usa esses investimentos para financiar os planos de desenvolvimento do país e a dívida pública.

O atrativo dos títulos do TD é que todos são ativos de renda fixa com maior segurança no mercado, sendo todos 100% garantidos pelo Ministério da Fazenda. Mais: você pode começar a investir por apenas R$30,00!

Como outros fundos de renda fixa, os títulos do Tesouro podem ser fixos ou fixos e podem ser indexados a taxas diferentes

Quais são as taxas existentes ? Possui taxa de administração?

Nem LCI nem LCA cobram taxas de administração. Isso porque, como o título é um empréstimo que você dá para uma instituição financeira, a taxa de administração para cobrar esse dinheiro é injusta, certo?

Curto e longo prazo, qual encaixaria melhor?

A resposta a essa pergunta depende de como você pretende usar os fundos associados.

Normalmente, o investimento em carta de crédito só tem liquidez quando ele expira, normalmente, o prazo mínimo é de 3 meses, então vale ressaltar que se você precisa desse dinheiro em um curto espaço de tempo, o melhor é procurar outros títulos.

Se suas necessidades são de curto prazo e não exigem alta renda, investir em LCI com vencimento em 3 ou 6 meses pode ser uma boa escolha.

Quais são as tributações?

Além de não cobrarem taxas de administração, LCI e LCA estão isentos de imposto de renda e não cobram imposto de renda!

O que você acha?

financiamento imobiliário

Como funciona o financiamento imobiliário? Tire suas dúvidas

rebel empréstimo pessoal

Rebel: empréstimo pessoal online fácil e rápido