O Facebook é a segunda rede social virtual mais utilizada pelos brasileiros. Ele fica atrás apenas do WhatsApp, que é um dos produtos da marca, assim como o Instagram.
Com quase 3 bilhões de usuários, o Facebook pode ser visto como uma máquina de fazer dinheiro quando utilizado de maneira inteligente.
Se engana quem pensa que essa rede social serve apenas para conversar com amigos, compartilhar memes e aproveitar de todo seu entretenimento.
Muitos negócios de pequeno, médio e grande porte se movimentam intensamente para atingir esse valioso público, com o objetivo de desencadear vendas em larga escala.
Quem trabalha com Marketing Digital ou depende dele precisa entender a importância das redes sociais e explorar suas ferramentas para alcançar o sucesso. O Facebook é de longe o melhor exemplo para começar.
Vendas orgânicas vs tráfego pago
Como já mencionado anteriormente, há muitas formas de fazer vendas pelo Facebook. No entanto, podemos dividi-las em dois grupos principais: orgânica e tráfego pago.
Cada uma delas possui suas peculiaridades e maneiras de atingir as pessoas. Além disso, ambas podem ser trabalhadas simultaneamente, somando resultados positivos.
Vendas orgânicas
As vendas orgânicas são por onde a maioria dos pequenos negócios começam. Elas ocorrem sem que investimentos financeiros em anúncios sejam feitos, e por isso vender organicamente requer mais trabalho e tempo empregado.
São exemplos de vendas orgânicas no Facebook: divulgação de produtos e serviços em grupos, postagens em páginas e entrar em contato direto via chat para apresentar suas propostas.
Tráfego pago
Para conseguir realizar vendas em uma escala consideravelmente grande, o tráfego pago é a alternativa mais recorrente. O alcance do público-alvo gerado organicamente pode ser bastante limitado, e a criação de anúncios pode ser a solução.
Sua plataforma oficial “for advertiser” é o Facebook Ads, e além das pessoas que estão conectadas através da rede social principal, a cobertura pode ser estendida ou restringida para o Instagram.
Nele você poderá inserir crédito pré-pago para consumir durante a reprodução da campanha. Paypal, mercado livre, boleto e cartão de crédito também são aceitos como formas de pagamento. Contas novas podem possuir limites de gastos diários.
Dicas para aumentar as vendas utilizando o Facebook
Apesar do Facebook ser uma grande oportunidade para conseguirmos criar e aplicar estratégias que alavanquem nossas vendas, isso não significa que a trajetória será fácil.
Caso sua pretensão for vender de forma orgânica, precisará de técnicas específicas e dedicar boa parte do seu tempo em um trabalho manual. Se for por meio do tráfego pago, a maior preocupação será em obter ROI.
ROI, de acordo com o dicionário de finanças, é uma sigla de palavras em inglês, que significa Return Over Investment. O retorno gerado por suas campanhas precisam ser suficientes para cobrir os gastos e assim lhe oferecer lucro.
Se você deseja mergulhar nesse mundo de vendas por meio de redes sociais, as dicas que estão listadas logo a seguir serão bastante úteis para iniciar com o pé direito.
Conheça o seu público-alvo
Conhecendo, por exemplo, os interesses e faixa de idade das pessoas para quem você quer vender um produto ou serviço, entenderá quais são suas necessidades e tocar certeiramente nos seus pontos fracos.
Realize pesquisas em bancos de dados, junte informações relevantes contidas em infográficos de jornais e demais fontes confiáveis. Após isso, monte um esquema lógico e já pode partir para os testes. Seu índice de precisão irá aumentar significativamente.
Faça uso de vídeos virais
Os vídeos virais são aqueles que se espalham rapidamente pela internet. As pessoas saem compartilhando freneticamente para os quatros cantos da Web e o número de visualizações cresce exponencialmente.
Muitos “gurus” garantem fórmulas que levam a criação infalível de publicações virais. Apesar disso, não há comprovações dessas afirmações bastante especulativas.
O fato é que, para viralizar postagens, as pessoas precisam ser tocadas pelo conteúdo que está sendo exposto nela, seja positivamente ou de forma negativa.
Escolha uma imagem chamativa
Quando anúncios nativos aparecem na tela de uma pessoa enquanto ela está navegando pelo Facebook, a primeira coisa que ela presta atenção é na sua imagem.
Se essa imagem lhe for atrativa, só aí ela então irá ler o título do anúncio e, por último, a sua descrição. Caso a ilustração não lhe desperta curiosidade, ela nem se dá ao trabalho de observar o resto, pula o anúncio sem pensar duas vezes.
Isso demonstra o quão é importante escolher a imagem adequada para seu anúncio. De preferência uma com cores vivas, uma vez que o fundo dessa rede social é branco.
Uma chamada para ação (call to action) na imagem também é bastante útil. Isso fará com que o CTR aumente, bem como as chances de sair vendas do produto ou serviço que está sendo anunciado. Exemplos: “saiba mais”, “confira”, “veja agora”, “comprar”, “solicitar” e “agende uma visita”.