As serpentes são mesmo fascinantes e despertam a curiosidade de todos. Uma dúvida comum é sobre como as cobras percebem suas presas.
Afinal, para elas serem tão boas caçadoras, é preciso de bons mecanismos para identificar onde seu alimento está e abatê-lo.
As cobras pequenas se alimentam tipicamente, na sua grande maioria das espécies, de roedores, sapos e rãs, entre outros animais de porte frágil.
No entanto, algumas delas podem devorar, por exemplo, uma vaca inteira. Isso é incrível, e entender como funciona seus métodos de caça é animador.
Como as cobras percebem suas presas?
De forma similar com os outros animais, as cobras percebem suas presas através dos seus sentidos principais, como tato, olfato e visão.
Mas existem algumas peculiaridades que precisam ser expostas para podermos entender mais a respeito desse assunto tão interessante.
Visão
Um fator bem interessante é a visão das cobras, que é bastante diferente da do ser humano.
Nós enxergamos imagens coloridas, numa faixa de cores bem ampla. Enquanto isso, elas enxergam apenas tons de azul e verde.
Sua visão noturna é muito boa e sua caça durante a noite possui grande efetividade. Por isso não é de se espantar ao vê-la após o sol se pôr.
Língua
Outra forma das cobras perceberem suas presas é através da sua língua. Ao colocá-la para fora, seus sensores captam informações de moléculas presentes no ar.
O órgão vomeronasal (Jacobson) analisa e a cobra descobre se há predadores ou então presas disponíveis na vizinhança.
Dessa forma, as cobras percebem suas presas com muita facilidade. Ela é uma caçadora que adquiriu bastante habilidades especiais.