O evento Sexta do Mês de Dezembro – Intelectualidades Negras, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP, acontece nesta sexta-feira, 8, às 17 horas, na Sala 24 do prédio das Ciências Sociais, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O encontro é gratuito, aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo YouTube.
O objetivo do evento é refletir sobre a contribuição de pessoas negras para a produção do conhecimento em diversas áreas, como psiquiatria, jornalismo, literatura, música e filosofia. A partir de suas próprias trajetórias, processos de pesquisas e atuações profissionais, os participantes da mesa irão apresentar a pluralidade de vozes, corpos e pensamentos de intelectualidades negras, considerando as questões de gênero, classe, religiosidade e resistência.
Entre os nomes discutidos estão o psiquiatra Frantz Fanon, o jornalista Lima Barreto, a escritora Carolina Maria de Jesus, a cantora Leci Brandão e a filósofa Lélia Gonzales. Os debatedores são Fernanda Martins, doutoranda em Ciências Sociais na Unicamp e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) da USP; Layne Gabriele, graduanda do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e educadora popular; e Victor Mateus Duarte, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC. A mediação será de Alessandra Tavares, doutoranda do PPGAS.
Segundo a Comissão da Sexta do Mês, “Evidenciar as intelectualidades negras permite repensar as fraturas da sociedade, levando em consideração todo seu contexto sócio-histórico, bem como promove também uma reviravolta nos registros históricos oficiais da humanidade e suas instituições. Essa perspectiva engendra uma construção de produção do conhecimento contra-hegemônica, pautada na luta contra o racismo e as desigualdades sociorraciais nos diversos seguimentos e áreas do conhecimento”.