Estudantes do ensino médio e dos primeiros semestres da graduação interessados em aprender mais sobre ciência podem se inscrever para participar do Clubes de Ciência Brasil (CdeC Br), um programa que oferece oficinas científicas de cinco dias, durante as férias de janeiro, com professores renomados de diversas áreas. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de dezembro.
O CdeC Br é um programa internacional que foi fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e MIT e que se expandiu para nove países, incluindo o Brasil. O objetivo é fomentar o interesse científico por meio de atividades práticas e interativas, que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes.
No Brasil, o programa terá sua sexta edição em 2024, com o apoio de instituições como a Universidade de Stanford e a colaboração do Prêmio Nobel de Física Frank Wilczec. Serão disponibilizadas mais de 350 vagas, em 15 clubes e três sedes: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Os clubes temáticos abordam assuntos como biologia sintética, nanobiotecnologia, medicina regenerativa, epidemiologia, vacinas, imunologia, robótica, nanotecnologia, entre outros. Além dos clubes, haverá atividades diversas sobre temas científicos, como mentorias de carreira, oficinas interativas, palestras e rodas de conversas. Ao longo dos cinco dias, além de assistir a aulas sobre os temas, os alunos desenvolverão um projeto em grupo. No último dia, haverá uma feira de ideias e os melhores projetos serão premiados.
Programação do evento
Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 15 a 19 de janeiro, serão realizadas atividades em cinco clubes temáticos. Os temas incluem Biologia Sintética, Nanobiotecnologia, Epidemias, Imunologia de Mucosas e Medicina Regenerativa, este último ministrado em inglês e português por professores de Stanford.
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as atividades ocorrerão de 22 a 26 de janeiro, abordando temas como técnicas moleculares para o estudo do estresse oxidativo, desenvolvimento de sistemas nanoestruturados, sustentabilidade em laboratórios, pesquisa e proteção de vacinas, e investigação de surtos e epidemias.
Por fim, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) abordará temas como o uso de MatLab e Simulink, a internet das coisas aplicada à gestão de recursos hídricos, robótica com Lego, construção de relógios solares e a construção de instrumentos científicos.
O processo seletivo prioriza a diversidade, incluindo reservas para alunos de escolas públicas e bonificações para estudantes trans, pretos, pardos, indígenas, de baixa renda e com deficiência. As inscrições podem ser feitas pelo site do Clubes de Ciências Brasil ou pelo Instagram do programa. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail contact@clubesdecienciabrasil.com.