Com o lançamento do programa Pé-de-Meia pelo Governo Federal junto ao MEC (Ministério da Educação), muita gente ficou com dúvida se é possível voltar para a sala de aula e receber a bolsa que pode acumular R$ 9,2 mil durante 3 anos de ensino médio.
A dúvida é bastante pertinente e interessante, uma vez que há muitos adultos que desejam a oportunidade de retomar os estudos e assim concluir o ensino médio, mas que não possuem condição de fazer isso, uma vez que precisam colocar comida no prato de casa. E o dinheiro da bolsa, apesar de ser pouco, já seria uma ajuda bem-vinda para se manter.
Tem como voltar aos estudos e fazer parte do programa Pé-de-Meia?
A grande maioria dos brasileiros já conhecem ou ouviram falar no programa Pé-de-Meia. Trata-se de uma ação do Governo Federal que visa diminuir a evasão escolar de jovens pertencentes a famílias mais carentes. Sendo assim, um requisito básico é estar cadastrado no Bolsa Família.
Dessa forma, se alguém que abandonou o ensino médio desejar voltar aos estudos e receber a bolsa Pé-de-Meia, o requisito mais básico é o cadastro no Bolsa Família. Se não tiver inscrito, é necessário se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), depois no Bolsa Família e ser aprovado.
No entanto, não para por aí. Há um requisito muito importante e há pessoas que acabam esquecendo: para fazer parte do programa Pé-de-Meia, é preciso estar dentro da idade limite.
Mas o que isso significa? Bom, se você vai voltar para o ensino médio como aluno regular em uma escola pública ou se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA), saiba que o programa Pé-de-Meia aceita apenas jovens de até 24 anos.
Resumindo: Se você tiver até 24 anos e desejar voltar ao ensino médio para estudar enquanto recebe o dinheiro do bolsa Pé-de-Meia, tudo que precisa é estar cadastrado no Bolsa Família e ser comtemplado com o benefício social. No entanto, se você tem mais de 24 anos, não será possível.