no , ,

Como as pessoas ganham dinheiro investindo na Bolsa?

Como as pessoas ganham dinheiro investindo na Bolsa
Como as pessoas ganham dinheiro investindo na Bolsa

Muito se fala sobre os investimentos dentro da Bolsa de Valores, entretanto, nem todo mundo consegue entender como este ambiente funciona e pode gerar lucros para o investidor. Nesse sentido, assim como qualquer operação financeira, deve existir um conhecimento prévio antes da tomada de decisão de aporte de capital.

De modo geral, existem quatro principais formas para ganhar dinheiro dentro da Bolsa. São elas:

  • Valorização das ações

Na prática, quando há um aumento da demanda por um determinado ativo, ele sofre valorização e, como resultado, seu preço cresce. Portanto, quem possui essas ações na carteira de investimentos e pagou um preço menor por elas, tem a oportunidade de vende-las, já que estão valorizadas. Logo, o investidor obtém lucro a partir da diferença entre o valor pago e o valor da venda.

  • Desvalorização das ações

Esta é uma outra maneira do investidor fazer dinheiro dentro da Bolsa de Valores. Apesar de parecer improvável lucrar com o declínio no preço dos ativos, não é o que acontece. Isso porque, o dono da ação pode utilizar uma estratégia chamada operar vendido, short selling ou venda a descoberto.

No geral, ela nada mais é do que vender uma ação na expectativa de que ela irá desvalorizar futuramente. Quando isso se concretiza, o investidor só precisa recomprar o ativo por um valor mais abaixo, e é daí que vem o lucro.

  • Dividendos

Os dividendos são parte do lucro de empresas listadas na Bolsa e são ofertados, obrigatoriamente, aos seus acionistas. Vale ressaltar que a distribuição deste benefício será baseada no percentual de participação do investidor no capital da companhia.

Além disso, a empresa de capital aberto é responsável por efetuar o pagamento dos impostos que incidem sobre os seus lucros antes de distribuir aos investidores – o Imposto de Renda é um exemplo. Logo, o valor do lucro repassado para os acionistas já está isento de tributação.

  • Juros sobre capital próprio

Esta última alternativa de lucrar com investimentos na Bolsa de Valores, se assemelha a distribuição de dividendos, que falamos anteriormente. Mas, o que as diferencia é a questão dos tributos, isso porque nos juros sobre capital próprio a antecipação dos impostos não é responsabilidade da empresa. Portanto, o acionista deve arcar com o Imposto de Renda após receber os lucros.

Invista na Bolsa de Valores com segurança

Dentro do universo da Bolsa de Valores, é muito importante levar em consideração alguns pontos antes de aplicar o seu capital. Afinal, assim como qualquer operação financeira demanda preparo e conhecimento prévio, no ambiente da Bolsa isso não é diferente.

Pensando nisso, separamos algumas orientações para simplificar a vida do investidor iniciante, reduzir as suas dificuldades e evitar riscos desnecessários na hora de aplicar o seu patrimônio. Confira!

Adquira conhecimento sobre o mercado financeiro

Todo mundo sabe que o mercado financeiro é complexo, cheio de siglas e palavras que podem confundir qualquer pessoa que não esteja ambientada a esse universo. Portanto, não restam dúvidas de que o conhecimento é a peça chave para começar a investir.

Então, antes mesmo de mergulhar por operações mais arriscadas como a Renda Variável, é fundamental que o investidor estude sobre o funcionamento do mercado financeiro e também da Bolsa de Valores, que não é simples.

Geralmente, os indivíduos começam pela Renda Fixa e depois vão ampliando seus horizontes, buscando uma diversificação na carteira e assumindo riscos um pouco maiores. Sendo assim, a melhor alternativa é não poupar esforços em aprender cada vez mais sobre o mundo dos investimentos.

Defina o seu perfil de investidor

Antes de se tornar um investidor, entenda qual é o seu perfil. Para isso, é preciso compreender o que você sabe sobre o mercado financeiro, qual a sua situação financeira atual, qual a sua tolerância ao risco e quais são os seus objetivos com os investimentos. Depois de responder estas questões, é possível traçar boa parte de qual é o seu perfil de investidor.

Para finalizar, conheça cada um dos três tipos de investidores que existem. São eles:

Perfil conservador – prioriza produtos de Renda Fixa, precisa de uma liquidez a curto prazo e, geralmente, é um investidor iniciante;

Perfil moderado – é mais flexível e varia entre segurança e rentabilidade maior. Por isso, investe uma parte em Renda Variável e o resto em aplicações mais estáveis, como a Renda Fixa. E, por fim, ele não costuma ser um investidor iniciante, pois já tem um conhecimento prévio sobre o mercado;

Perfil agressivo – esse perfil não tem medo de riscos e, com isso, arrisca em ganhos acima da média de mercado. Na maioria das vezes, opta por investimentos de Renda Variável e possui bastante conhecimento financeiro. Além disso, tem preparo técnico para acompanhar as suas aplicações.

Busque ajuda de especialistas

Qualquer alternativa que torne o começo menos complicado é válida, desde que seja correta. Sendo assim, iniciar no universo financeiro com a ajuda de profissionais especialistas no assunto é uma “mão na roda”. Eles podem dar um norte para você investir com mais confiança, segurança e evitando erros comuns de investidores na fase inicial.

Considerações finais

Agora que você sabe as principais alternativas para obter lucros dentro da Bolsa de Valores, já pode começar a se preparar para rentabilizar com elas. E, lembre-se: nenhum investimento é milagroso, então, compreenda que os ganhos vão surgindo gradualmente ao longo do tempo. Por isso, segure as expectativas muito altas e tenha paciência.

Este artigo foi escrito com exclusividade para esse canal por Dificio.com.br – um dicionário on-line de termos de finanças, investimentos e contabilidade. Sua reprodução total ou parcial é permitida desde que citada a fonte e mantido os links.

O que você acha?

Sonhar com moeda de 10 centavos

O que significa sonhar com moeda de 10 centavos?

Sonhar com filha falecida

O que significa sonhar com filha falecida?