Como financiar construção em terreno próprio? Saiba!

Escrito por Redação
5 min de leitura
Como financiar construção em terreno próprio (Imagem: Pixabay)

Ter a casa própria é o sonho de 10 em cada 10 brasileiro, não é verdade? Contudo, é preciso bastante atenção no momento de adquirir um imóvel e até mesmo antes de financiar uma casa nova ou usada.

Além disso, você tem conhecimento sobre o tipo de financiamento de terreno? Entenda tudo sobre o tema no nosso post.

Saiba como funciona a compra de um terreno

Antes de tudo, saiba que a aquisição de um terreno pode acontecer da maneira que você quer. Dessa forma, você pode comprar um terreno financiado para, posteriormente, realizar a construção ou até mesmo financiar um terreno com a construção embutida.

Sob a mesma perspectiva, você também pode adquirir o terreno à vista e financiar somente a construção.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Afinal de contas, como financiar construção em terreno próprio?

Confira a seguir como financiar construção em terreno próprio e saiba as características, especificidades e quando financiamento vale a pena para cada caso.

Você pode financiar apenas a construção

Com modalidades de crédito, como o Construcard da Caixa, você pode comprar um terreno e fazer um financiamento para construir a casa.

Vale salientar que todos os financiamentos imobiliários da CEF e de outros bancos e instituições financeiras tem a garantia de alienação fiduciária e são feitos pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Financie a construção e o terreno

Ademais, é possível também financiar o terreno e realizar a construção nesse lugar com um financiamento do Santander em até 35 anos para você liquidar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse processo requer uma espécie de passo a passo. Dessa forma, você deve simular em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em um correspondente autorizado da CEF.

Depois, há uma avaliação do seu cadastro para que tenha a autorização e viabilização do seu financiamento.

Vale a pena financiar a construção?

Existem casos em que vale a pena sim financiar a construção, como por exemplo:

  • Quando você possui uma boa renda para custear o financiamento vale a pena. Não se esqueça que o prazo é longe e por isso é um compromisso a longo prazo;
  • Quando os documentos do terreno estão em dia. Isso é preciso, para evitar uma série de problemas, gastos desnecessários e possivelmente uma chateação de tentar e não conseguir;
  • Quando tiver recursos financeiros para pagar os documentos iniciais, projeto e pelo menos os primeiros processos da construção.

Outras alternativas de financiamento imobiliário

Perante o mesmo ponto de vista, a CEF e outros bancos, como o Bradesco, Banco do Brasil e o Santander também oferecem outros tipos de financiamento imobiliário, como:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Como você também consegue adquirir um imóvel novo;
  • É possível comprar um imóvel usado;
  • Além disso, você fazer parte do programa “Casa Verde e Amarela” do Governo Federal para compra sua casa.

Vantagens desse tipo de investimento 

Agora que você sabe como financiar construção em terreno próprio, saiba quais são as vantagens desse tipo de financiamento. Veja:

  • Primeiramente, você se livra o quanto antes do aluguel e investe em algo que será seu;
  • Assim como, você consegue planejar a planta da sua residência conforme suas preferências e necessidades da sua família. Isto é, existe grande personalização do imóvel;
  • Por último, você pode fazer um financiamento com prazo e a prestação que melhor caiba no seu orçamento.

Cuidados fundamentais para esse financiamento

Antes de fechar qualquer financiamento é preciso ser cauteloso e cuidadoso com alguns detalhes. Dessa maneira, confira a seguir os principais aspectos que vão exigir a sua atenção no momento de financiar a construção da sua casa.

Atenção com a documentação 

Antes de mais nada, entenda que é preciso ter todas as documentações para a compra do terreno, bem como, para financiar.

Dessa forma, lembre-se de checar tudo com a imobiliária que você está fazendo os trâmites ou até mesmo com o vendedor (em caso de estar tratando o terreno diretamente com o proprietário).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ademais, indicamos que se você está fazendo o negócio com o dono do terreno, consulte sempre um bom advogado para evitar transtornos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário