Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar

Credited

Portal de conteúdos confiáveis

  • Notícias24h
  • Finanças
  • Economia
  • Carreira
  • Negócios
  • Tecnologia
Pesquisar
  • Animais
  • Automóveis
  • Casa e Decoração
  • Ciência
  • Educação
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Guia de Compras
  • Marketing Digital
  • Mensagens
  • Nomes e Apelidos
  • Relacionamentos
  • Saúde
  • Significados
  • Símbolos e Emojis
  • Telecomunicações
  • Utilidades
  • Ferramentas
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Glossários
  • Web Stories
Notificação
Redimensionador de fontesAa

Credited

Portal de conteúdos confiáveis

Redimensionador de fontesAa
  • Finanças
  • Economia
  • Carreira
  • Negócios
  • Tecnologia
Pesquisar
  • Notícias
  • Categorias
    • Finanças
    • Economia
    • Carreira
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Marketing Digital
    • Automóveis
    • Educação
    • Casa e Decoração
    • Guia de Compras
    • Entretenimento
    • Relacionamentos
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Animais
    • Telecomunicações
    • Significados
    • Utilidades
    • Mensagens
    • Nomes e Apelidos
    • Símbolos e Emojis
    • Web Stories
    • Glossários
  • Ferramentas
Siga-nos
PUBLICIDADE

Página Inicial > Glossários > T

Turbocompressor

Escrito por Redator
Publicado 18 de março de 2025, às 20:22
Compartilhar
4 min de leitura

Turbocompressor: O que é e como funciona?

O turbocompressor, frequentemente abreviado para turbo, é um sistema de indução forçada que aumenta a potência de um motor de combustão interna. Ele faz isso comprimindo o ar que entra no motor, permitindo que mais combustível seja queimado e, consequentemente, gerando mais energia.

Componentes Principais de um Turbocompressor

Um turbo compressor é composto principalmente por duas partes: a turbina e o compressor. A turbina é acionada pelos gases de escape do motor. À medida que os gases de escape passam pela turbina, eles a fazem girar. Essa rotação é então transferida para o compressor através de um eixo comum.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Funcionamento Detalhado do Turbo

O compressor, por sua vez, aspira o ar ambiente e o comprime, aumentando sua densidade. Esse ar comprimido é então direcionado para o coletor de admissão do motor. Ao aumentar a quantidade de ar que entra no motor, o turbo permite que mais combustível seja injetado, resultando em uma combustão mais potente e um aumento significativo na potência e torque do veículo.

Vantagens do Uso de Turbocompressores

A principal vantagem de um sistema turbo é o aumento da potência sem aumentar significativamente o tamanho ou o peso do motor. Isso torna os turbocompressores uma opção popular para melhorar o desempenho de veículos de todos os tipos, desde carros esportivos até caminhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Intercooler: Resfriando o Ar Comprimido

O ar comprimido pelo turbo tende a ficar quente, o que diminui sua densidade e, portanto, sua eficácia. Para mitigar esse problema, muitos sistemas de turbocompressão utilizam um intercooler. O intercooler é um radiador que resfria o ar comprimido antes que ele entre no motor, aumentando ainda mais a densidade do ar e a potência do motor.

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Transferência de Recursos
Tempo de secagem
Tortilla
Técnica de poda
Taxa de Erro de Bit

Wastegate e Blow-off Valve: Controlando a Pressão

Para evitar que a pressão do turbo se torne excessiva e danifique o motor, os sistemas de turbocompressão geralmente incluem uma wastegate e/ou uma blow-off valve. A wastegate controla a quantidade de gases de escape que passam pela turbina, limitando a velocidade de rotação da turbina e, portanto, a pressão do turbo. A blow-off valve libera o excesso de pressão quando o acelerador é solto, evitando o “turbo lag” e protegendo o compressor.

Turbo Lag: O Desafio da Resposta

Um dos desafios associados aos turbocompressores é o “turbo lag”, que é o atraso na resposta do turbo quando o acelerador é pressionado. Isso ocorre porque leva um certo tempo para os gases de escape girarem a turbina e para o compressor aumentar a pressão do ar. No entanto, tecnologias modernas, como turbos de geometria variável (VGT) e turbos de rolamento de cerâmica, ajudam a reduzir o turbo lag.

Manutenção do Turbocompressor

A manutenção adequada é crucial para garantir a longevidade e o bom funcionamento do turbocompressor. Isso inclui a troca regular do óleo do motor, o uso de óleo de alta qualidade e a verificação periódica das mangueiras e conexões do turbo. Problemas como vazamentos de óleo ou ruídos anormais podem indicar a necessidade de reparo ou substituição do turbo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram
PUBLICIDADE

Você também pode gostar

Taxa de Lucratividade

Taxa de Custo de Capital

Timidez animal

Transparência Fiscal

Tenaz

Termo de Cooperação

Tubo de Cola Quente

Trabalho de Equipe

Siga-nos
2020 - 2025 © Credited - Todos os direitos reservados.
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Glossários
  • Web Stories