A Apple anunciou nesta terça-feira (16) que vai permitir que os desenvolvedores de aplicativos nos EUA usem plataformas de pagamento independentes para vender seus produtos e serviços dentro dos apps. A medida é uma resposta a uma decisão judicial que proibiu a empresa de impedir a divulgação de meios de pagamento alternativos aos usuários.
No entanto, a Apple não abriu mão de cobrar uma comissão sobre as transações feitas por fora da App Store. A taxa pode chegar a 27% do valor da compra, dependendo do tamanho do desenvolvedor. A empresa alega que precisa cobrir os custos de operação e segurança da loja.
A mudança nas políticas da App Store desagradou a Epic Games, a criadora do jogo Fortnite e uma das principais opositoras das taxas da Apple. A Epic Games foi a responsável por mover o processo contra a Apple em 2020, acusando-a de práticas anticompetitivas e monopólio. A empresa prometeu entrar com uma queixa contra o que chamou de “plano de compliance de má-fé da Apple”.
A Apple enfrenta outras ações judiciais e investigações regulatórias em vários países por causa das taxas e das regras da App Store. A empresa também está sob pressão de grupos de desenvolvedores e de órgãos de defesa do consumidor, que pedem mais transparência e flexibilidade na loja.